#4 Mafalda Rodiles


Hoje conversamos com Mafalda Rodiles. Uma mulher de 33 anos que vive no Rio de Janeiro, tem 1 filha linda – a Mel com 2 anos e 4 meses-, é atriz e empreendedora digital de profissão e uma mãe super simpática.

Espero que gostem da nossa conversa.

5’Tastic Moms: Quem é a Mafalda Rodiles?

Mafalda Rodiles: A Mafalda é acima de tudo mãe. Hoje em dia sou mãe a tempo inteiro, a minha filha tem 2 anos e 4 meses e está em casa comigo desde que nasceu. Não tenho babysitter e como moro no Rio de Janeiro há 6 anos, não tenho cá os meus pais para me ajudar e para além disso o meu marido trabalha fora e trabalha muito. Então sou eu que fico com ela. Assumi esse papel, por opção, parei de trabalhar com atriz e criei o seja feliz sem dietas, que me permite trabalhar em casa e estar com a minha filha, ao mesmo tempo.

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?

MR: Para mim ser mãe é tudo. Sempre quis ser mãe desde bastante nova e sempre soube que ia ser uma das minhas vocações. Hoje acho que é a melhor coisa que faço na vida, é o meu melhor papel, é o que me dedico mais e que desempenho melhor. Por isso acho que sou uma boa mãe. Faço tudo o que posso pela minha filha, quero o melhor para ela, penso sempre no melhor para ela e não no melhor para mim.

5’Tastic Moms: Gostou de estar grávida? O que mais gostou? E o que menos gostou?

MR: Eu adorei estar grávida!!
Foi uma fase muito tranquila, fiz a minha vida normalmente, na altura fazia pilates, alongamentos, ia ao supermercado porque não estava a trabalhar, uma vez que tive de desistir de uma novela porque a gravidez era incompatível com o papel. Antes de engravidar tinha bastante receio de engordar bastante, acho que essa é uma das maiores preocupações das futuras mães, mas felizmente a melhor coisa que me aconteceu na gravidez foi ter superado o transtorno alimentar que sofria há cerca de 15 anos , uma vez que deixei de fazer dietas para o bem da minha filha. Quando as parei de fazer, percebi que não estava a engordar mais do que é normal durante a gravidez. Engordei muito pouco e recuperei o meu corpo bastante depressa.
O que menos gostei da gravidez foi o estar em casa deitada nos últimos dois meses da gravidez. Comecei com as chamadas contrações antecipadas, não sabia o que era e tive mesmo de parar e estar na cama deitada. Fiquei bastante assustada e cheia de medo, quando me disseram que a minha filha podia nascer com 1kg e meio. Depois habituei-me a estar na cama, estudei, vi filmes, pensei como queria que fosse o meu parto, mudei de médico, fiz uma série de coisas e passou tudo tranquilamente. A Mel nasceu às 39 semana, super saúdavel e correu tudo muito bem.

5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?

MR: O meu maior receio como mãe é faltar à minha filha, o não puder acompanhá-la em algum momento. Quero estar sempre presente e dar-lhe todo o amor e a estrutura que ela precisa para que ela possa ter um dia as asas dela e voar.
O meu objetivo é que ela encare o mundo e que possa ter uma vida ótima e feliz. Dedico-me a ela 24 horas porque acho que os primeiros 3 anos de vida são os mais importantes, quer emocionalmente quer psicologicamente. Acho que é muito importante que seja uma pessoa que realmente ame essa criança a dar-lhe esse suporte, e no meu caso não há melhor pessoa que eu. Se tivesse os avós da Mel presentes, acho que eles poderiam participar ativamente nesse processo, mas não tendo preferi ficar com ela em casa.
Como mulher, não tenho muito receios nem medo na vida. Vivo um dia de cada vez. Sou muito feliz e acho que o único medo que devemos ter é o de não sermos felizes. Vão acontecer problemas e imprevistos, mas temos de os superar e vê-los como uma coisa menos boa, mas que nos faz dar valor as coisas boas e seguir em frente. Mas a verdade é que tenho a vida que sempre sonhei, tenho a vida que construi, tenho a família que eu amo e não quero mudar nada.

5’Tastic Moms: Do que sente mais falta da sua vida antes de ser mãe?

MR: Sinceramente essa pergunta é muito difícil para mim porque gosto muito mais da minha vida hoje em dia e não consigo dizer tipo “Ah mas eu preferia…”. Eu tenho a vida que escolhi, se quisesse ter mais tempo para mim, tinha, punha uma babysitter aqui em casa ou punha a minha filha na escola o dia inteiro e tinha mais tempo, mas não quero. Para mim, a melhor coisa do dia é estar com ela e pudermos partilhar os momentos. O facto de puder ter esta vida é um privilegio.
Aquilo que sinto mais falta é dos meus amigos de Portugal, mas isso nada tem a ver com o facto de ser mãe mas sim com o facto de estar a morar no Rio mas são opções de vida e já aceitei isso. Sou muito feliz aqui, com a minha família.

5’Tastic Moms: Que tipo de mãe é a Mafalda?

MR: Sou uma mãe super presente, ativa, brincalhona e divertida. Riu-me bastante com a minha filha, brinco com ela o dia inteiro. Gosto imenso de ensinar-lhe coisas, mas não cobro por elas, não comparo a minha filha a ninguém, não quero que ela chega àquela meta ou que ela fale daquele jeito ou que ela faça as coisas à minha maneira. Ela tem a sua personalidade e eu a minha. Damo-nos muito bem, cuido dela com todo o amor e aceito as birras ou os problemas que aparecem porque faz parte.
Sou uma mãe um pouco diferente, tudo devido às várias opções que tenho tomado em relação à educação dela. Opções, como por exemplo, o inicio das papinhas. A Mel nunca comeu papinhas, sempre comeu através do BLW. A Mel nasceu num parto humanizado, ainda mama porque ela quer, dormiu comigo na cama até ao 1 ano e meio e pratico com ela uma disciplina positiva.
A minha filha come a comida que eu como, come frutas, sempre comeu de todos aos pedaços. Nunca lhe comprei um leite industrializado. Felizmente come super bem, é uma criança saudável e raro estar doente. Sei que fiz algumas escolhas diferentes, mas ainda bem que as fiz. Estudei e informei-me muito sobre o assunto e apaixonei-me por estas correntes diferentes.
A minha função como mãe é dar-lhe uma estrutura emocional e amor para que ela possa ir crescendo e vendo o mundo. Não quero ser uma mãe autoritária e cobradora que quer que a filha seja a melhor aluna, ou que a filha faça todas as atividades, ou que seja uma imagem que às vezes projetamos. Ela é a minha grande paixão, mesmo!

5’Tastic Moms: Qual foi o comentário mais irritante que fizeram em relação à sua filha? E o que responderia a essa pessoa?

MR: O comentário mais irritante que me fizeram foi o “mas porque que ela ainda mama? Já não tem idade para isso.”. O meu olhar nessa altura não deve ser o melhor, mas felizmente não são assim tantas as pessoas que me dizem isso, mas já me foi dito por um pediatra.
Responderia que a minha filha quando quiser deixar de mamar, deixará. Não vejo nenhum problema nisso, até aos 3 anos. Realmente é um vinculo da mãe-filha, é carinho, é conforto, é um habito para criança e não lhe faz mal nenhum apesar de existirem alguns tabus em relação a isso. Eu recomendo que quem o possa fazer, o faça o máximo de tempo que conseguir.

5’Tastic Moms: A Mafalda, recentemente, mudou a sua vida, mudou de país, foi mãe e lançou o projeto seja feliz sem dietas. Como foi deixar os palcos e passar a ter uma vida mais pacata?

MR: Mudar de vida foi ótimo!! Adoro mudar, acho que dá para ver não é? Já mudei de país, de profissão... Comecei a trabalhar com 15 anos mas continuei a estudar.
Para mim foi ótima a pausa que tive quando vim para o Brasil. Fiquei 1 ano e meio a estudar teatro e sozinha. Isso fez com que realmente tivesse tempo para me conhecer e para perceber o que precisava de mudar na minha vida. Foi nesse tempo que percebi que tinha um transtorno alimentar grave e que não queria mais passar meus dias inteiros passando em comida e calorias.

5’Tastic Moms: Falando agora do seu projeto, qual foi o propósito para a criação do mesmo? E quais são os seus objetivos?

MR: O http://www.sejafelizsemdietas.com é um curso online gratuito para mulheres que querem emagrecer sem fazer dietas. E também tenho o meu canal no YouTube Mafalda Rodiles.
Criei este projeto porque quando descobri que era possível viver sem dietas e ter o nosso corpo em equilíbrio achei que precisava de partilhar isso com todas as mulheres que pudesse. E é por isso que o faço há 1 ano, que mais de 60 mil mulheres seguem o meu projeto nas redes sociais e todos os dias recebo e-mails de agradecimento incríveis. Já mudei muitas vidas e isso não tem preço, é a melhor sensação do mundo.

5’Tastic Moms: Se a Mafalda pudesse deixar um conselho que quem foi mãe há pouco tempo, qual seria?

MR: Um conselho? Aproveitem ao máximo, filho só traz coisas boas.

5’Tastic Moms: A minha filha é … (termina a frase)

MR: A minha filha é incrível, fantástica, maravilhosa, única!! Sou completamente apaixonada e não dá para a definir com uma só palavra.

Obrigada Mafalda pelo seu testemunho.

Comentários