#18 Filipa Ferreira, Sei lá eu ser mãe








Hoje conversamos com a Filipa Ferreira. Uma mulher de 32 anos , com 1 filho - o Vasco com quase 2 aninhos, é Software Tester, a autora do blogue "Sei lá eu ser mãe" e uma mãe super simpática, querida e super babada.

Funtastic Mom: Quem é a Filipa Ferreira?
Filipa Ferreira: A Filipa, como podes perceber, é uma mulher que anda sempre a mil à hora, com milhentas coisas para fazer e que milagrosamente não deixa ficar nada para trás 🙂 Sou animada e divertida e gosto de aproveitar as coisas boas da vida! E agora que sou mãe, aproveito o meu coelhinho ao máximo. Amo-o de uma forma completamente louca. Faz-me feliz.

Funtastic Mom: O que é para ti ser mãe?
FF: Sinceramente, nunca pensei em ser mãe. Não estava de todo nos meus planos.
Mas um dia acordei diferente... não sei bem explicar porquê. E desde então que ser mãe é sem dúvida o papel da minha vida!
Não há dia em que não invista em ser a melhor mãe que posso. Faço tudo pelo meu filho. Sou completamente apaixonada por ele. Há até quem me chame de obcecada, mas a verdade é que ele é tudo para mim... é o melhor de mim, a minha essência.
É ele que me faz feliz. É ele que me move...
Engraçado as voltas que a vida dá... Se há meia dúzia de anos nem pensava em ser mãe, atualmente, se pudesse tinha um batalhão de filhos! É sem duvida o papel da minha vida, aquilo para que nasci, e o que me faz mais feliz.

Funtastic Mom: Como te sentiste quando descobriste que estavas grávida? O que mais gostaste e o que menos gostaste da gravidez?
FF: Bem, não foi propriamente uma enorme surpresa... Acredito que a fertilidade está nos genes e sempre achei que não teria dificuldades em engravidar. Além disso, eu e o Sr. Pai da Criança, decidimos que não faríamos disso um problema. Decidimos fazer a nossa vida normal sem pílula durante 1 ano. Se acontecesse tanto melhor, caso contrario não voltaríamos a falar do assunto e seriamos apenas mais um casal sem filhos. 
1 mês depois de deixar a pílula, com apenas 1 dia de atraso, o teste (o primeiro e único que fiz na vida) deu positivo.
Depois vieram os nervos.... sou uma pessoa um bocado ansiosa e com um ligeiro distúrbio compulsivo... isto é complicado de gerir... o querer tudo bem, organizado e planeado, nem sempre é possível numa gravidez. Mas felizmente correu tudo às mil maravilhas.
Adorei estar grávida, foi fantástico. Correu tudo bem felizmente. É uma sensação indescritível senti-los dentro de nós, foi maravilhoso. Só não gostei e não gosto da exposição a que temos que nos submeter... o nosso intimo... tem que ser , eu sei, mas é desconfortável. Desde exames, análises, os famosos "toques" até o parto, toda a situação é desconfortável. Ficamos expostas e vulneráveis... Mas é por uma boa causa.

Funtastic Mom: Diz-me uma coisa boa que tivesses ganho com a maternidade e uma coisa menos boa.
FF: A coisa boa: sou mais completa, sou melhor. Ser mãe fez de mim melhor pessoa em tudo A menos boa: tenho menos tempo para mim e deixei de fazer algumas coisas que gostava.

Funtastic Mom: Quais são os teus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
FF: O meu maior medo é comum a qualquer mãe. É aquilo que eu não posso controlar e que compromete a sua saúde ou integridade física! Tenho pânico que o magoem, que ele sofra, que adoeça... todas essas coisas que não dependem de nós e que muitas vezes não podemos solucionar. Cada vez mais ouvimos histórias de inocentes bebés com doenças más e feias e que nos deixam completamente impotentes... É isso, o sentimento de impotência! O não o poder ajudar! Isso é o que teria mais medo, mas suportaria, junto a ele, SEMPRE! O que não suportaria, seria perde-lo... até já choro só ao responder a esta pergunta... acho que não ia mesmo aguentar!

Funtastic Mom: O que sentes mais falta da tua vida antes de seres mãe? 
FF: Da liberdade. Do não fazer jantar porque não me apetece, de dormir até tarde. De ficar na cama a ver tv nas manhãs de inverno de fim de semana... De chegar a casa e decidir que vamos jantar fora sem ter que pensar onde. De sair de casa de forma leve e despreocupada, sem ter que levar um enorme arsenal atrás. De apanhar uma bebedeira e divertir-me até às tantas com os amigos... Com o Vasco, optei por criar uma rotina de sono rígida e desde que ele nasceu que vai para a cama às 21H SEMPRE. Isto limita a minha liberdade à noite mas mais uma vez, foi uma opção consciente, por um bom motivo e eu acho que valeu a pena.

Funtastic Mom: Qual é o papel do Pai da Criança na vida do Vasco?
FF: Ah, o Pai é super Pai! É tão Pai, quanto eu sou mãe! Somos felizmente uma família bastante equilibrada. Quando o Vasco tinha 1 ano, tive que fazer uma viagem a trabalho, tive uma semana fora e eles ficaram os 2, e sabes que mais?! Fiquei plenamente descansada! E isso é tão bom... O Pai está e faz todos os dias... é 100% e um orgulho para mim.

Funtastic Mom: Que situação já te levou a pensar ou a dizer: "Porque o filho é meu, porra!"
FF:  As mesmas de sempre... Quando vêm com palpites ou a questionar a forma como cuido dele ou educo. Quando me dizem "Não o podes habituar assim" seja lá porque motivo for. Dou espaço aos que me rodeiam para darem a sua opinião e até abro exceções nas minhas "regras" perante algumas situações, mas a palavra final é sempre a minha. Sabes porquê? Porque o filho é meu, porra! :P


Funtastic Mom: A Filipa é a autora do blog "Sei lá eu ser mãe", qual foi a tua motivação para criares essa página?
FF: Quando fiquei grávida notei que havia muitos temas sobre os quais ninguém falava. Coisas por vezes pequenas mas que na cabeça duma grávida tomam dimensões enormes. Pesquisei, pesquisei muito e deparei-me com muitos outros blogs. A princípio até entendi alguns, mas em pouco tempo achei que continuavam a deixar de fora pequenos temas que me preocupavam a cabeça tola. Além de tudo isso notei muito que aquelas vidas eram muito “cor-de-rosa”! Muito amor, muito carinho, tudo muito arrumado e muito bonito. Mães com muito tempo, empregadas de limpeza, empregos com poucas horas e fundos bastante extensos. Aquilo para mim não era a vida real. 
Um dia à conversa com uma amiga ela pergunta-me: “Mas tu sabes ser mãe” ao que eu respondi “Sei lá eu ser mãe!” e assim nasceu o nome que daria aquilo que já andava a magicar. 
Decidi então criar o blog, com relatos reais, das coisas mais estapafúrdias que me passam pela cabeça. Expresso a opinião sincera, verdadeira e partilho um pouco da minha vida que não tem nada de perfeita, incluindo os momentos menos bons.

Funtastic Mom: Que conselhos darias às recentes e às futuras mamãs deste país?
FF: ahahahah tantos.... Diria tantas coisas... Aliás, digo.. sou uma chata... vejo uma grávida e não me calo. Mas sabes que mais, nem vale a pena! O ideal é mesmo seguir o nosso instinto, dar o nosso melhor e fazer o que o coração manda, porque no final de contas, quando há amor, já não falta quase nada!

Funtastic Mom: O meu filho é... (termina a frase)
FF: O Vasco é o meu menino perfeito! É teimoso, rezingão, mas doce e meigo ao mesmo tempo. Adora rua, tal como a mãe, e carros como o pai! É a minha razão de viver. É a minha alegria, o motivo pelo qual vou à pressa para casa. É a prova de que eu estava completamente enganada em relação ao que é ser mãe. É a prova que ser mãe é de facto tudo aquilo que me diziam e eu não acreditava, e ainda muito mais! É o meu menino perfeito, e acho que um menino feliz!

Obrigada Filipa pelo teu testemunho.


Comentários