O Parto - Parte II

(Continuação)

Entrei pela urgência obstétrica a dentro e dirigi-me à sala dos CTG's onde estavam 2 enfermeiras. Expliquei-lhe a situação e não se mostraram muito interessadas no assunto. Felizmente na sala da ecografia estava a Drª Leonor (a quem devo agradecer imenso a sua simpatia, disponibilidade e rapidez). A Drª Leonor chamou-me para ser observada por si e pelo estagiário em estava ao seu cargo.

Fui examinada primeiro por ela, que o único feedback que tive é que estava tudo muito bem encaminhado. De seguida foi a vez do Dr. Madeirense (que também deve agradecer pois foi super atencioso). Notava-se que estava a aprender e que não lhe foi fácil perceber que já me encontrava com 7 dedos de dilatação... Sim leram bem... Já estava quase com a dilatação completa :O
A Drª Leonor informou-me que não estavam a internar ninguém porque os 2 blocos que tinham disponíveis estavam ocupados mas que não me podiam mandar embora e que ela iria tentar solucionar o problema e arranjar-me um bloco.

E assim foi, a Drª Leonor saiu em busca do bloco de partos e eu fiquei a responder ao questionário com o Dr. Estagiário. Pediu-me para lhe informar se as contrações ficassem mais intensas e fomos sempre conversando. Assim que notei que o tempo entre as contrações estava notoriamente mais próximo informei-lhe e ele foi à procura da Drª. Voltou para me informar que já tinha sala para mim e que não tardava viria uma enfermeira buscar-me.

A enfermeira veio buscar-me e 10 minutos depois já estava de bata, deitada numa cama no bloco de partos à espera que a anestesista me viesse administrar a epidural e que o marido me viesse fazer companhia (já devia estar a desesperar na sala de espera à mais de 1 hora).

Já acompanhada tudo se desenrolou calmamente. As contrações desapareceram com a epidural e estivemos bem até as 20h30, altura em que as enfermeiras trocaram de turno e eu conheci umas das melhores enfermeiras de todo o sempre. A Enfermeira Lígia é um verdadeiro anjo, super acessível, disponivel, atenciosa, boa onda... Observou-me, constatou que tudo estava igual à umas horas atrás e como lhe voltei a pedir a epidural porque já estava com dores novamente, ela administrou-me também a ocitocina. Não sei quanto tempo passou entre a epidural e voltar a sentir as dores por causa da ocitocina mas a verdade é que não tardou até ter a dilatação completa e começar a sentir pressão no pipi (desculpem mas não existe outra forma de descrever o parto sem falar do pipi).

Cheguei a enfermeira, disse-lhe o que se passava e começaram a preparar tudo. Acreditem que foi o instante entre estar tudo pronto, a enfermeira se preparar e a princesa nascer.

Correu tudo relativamente bem... Tive uma princesa linda, que não estava com muito vontade de chorar, por mais maldades que lhe fizessem... Ela queria era dormir.. As enfermeiras só diziam que "Que paz de alma... Nunca vimos nada igual..."

Mas nem tudo foram rosas.. Quando a princesa real nasceu, o cordão umbilical partiu.. Não fazíamos ideia de quanto sangue a minha piki tinha perdido (a piki parece a branca de neve) e como as enfermeiras queriam ficar descansadas, chamar o pediatra de serviço da Neonatologia para que avaliassem a princesa.

Graças a Deus estava tudo normal com a minha piki.

Obrigada a todos os que me ajudaram, mas em especial à Drª M, à Drª Leonor e às Enfermeiras Lígia e Joana., foram todas incansáveis para que corresse tudo bem. Obrigada do fundo do coração.

Inês Leite Rocha







Comentários