#19 Catarina Raminhos, 7 da tarde e ainda não lavei os dentes




Hoje conversamos com Catarina Raminhos. Uma mulher de 37 anos, com 3 filhas – a Maria Rita de 7 anos, a Maria Inês de 5 anos e a Maria Leonor que tem 16 meses, é jornalista de profissão, é a autora do blog “7 da tarde e ainda não lavei os dentes”, é uma das criadoras da Lucky Flamingo e uma super mãe.

Funtastic Mom: Quem é a Catarina Raminhos?
CR: Uma pessoa igual a tantas outras, que se desdobra entre vários papéis: o de mãe, o de empresária, o de “blogger” (assim mesmo, entre aspas) entre tantos outros. 

Funtastic Mom: O que é para ti ser mãe?
CR: O maior de todos os desafios; aquele que testa as minhas capacidades e os meus limites; aquele que me faz improvisar a toda a hora; o mais cansativo e o mais gratificante de todos. O desafio em que sei que vou falhar e que, por isso mesmo, me faz dar o meu melhor. 

Funtastic Mom: Tens três filhas lindas, a Maria Rita, a Maria Inês e a Maria Leonor, todas as gravidezes foram planeadas? Como correram?
CR: A gravidez da Maria Leonor não foi planeada. Costumamos dizer que ela nasceu porque quis.
A gravidez da Maria Rita foi muito tranquila; a da Maria Inês mais ou menos e a da Maria Leonor foi muito cansativa - mesmo para eu não me meter noutra! 

Funtastic Mom: O que alteraste no teu comportamente/maneira de agir da primeira para a terceira gravidez? 
CR: Fiquei mais descontraída em relação a muitas coisas, mas ao mesmo tempo tinha mais noção dos “perigos” e daquilo que poderia não correr bem. 

Funtastic Mom: Catarina é fácil ter três filhas com tão pouca diferença de idades entre si?
CR: Vendo a esta distância - e em comparação com a “trovoada” que é a mais nova - ter as duas mais velhas com apenas dois anos de diferença até que nem foi muito difícil. Agora são muito cúmplices, brincam muito as duas e é um descanso! A mais nova, sim, é uma pilha que não esgota energia - só a nossa!

Funtastic Mom: A Maria Rita teve ciúmes quando as irmãs nasceram? E a Maria Inês? Se sim, como lidaste com isso?
CR: A Maria Rita era tão bebé quando a irmã nasceu que houve sempre o cuidado de lhe dar toda a atenção e de brincar muito com ela para não estranhar; já a Maria Inês sentiu - e ainda sente - muitos ciúmes da Maria Leonor… Mas estamos atentos e vamos contornando a situação com alguns “exclusivos”: ir só com ela a algum lado ou fazer alguma coisa. Dizer-lhe muitas vezes ao ouvido que é a mais fofinha de todas e etc… (vocês já conhecem os truques!)

Funtastic Mom: Quais são os teus maiores/medos enquanto mãe? E enquanto mulher são?
CR: Enquanto mãe, que fiquem doentes ou que alguma coisa de mal lhes aconteça. Enquanto mulher, temo que este mundo vá enlouquecendo cada vez mais e que a intolerância vá ganhando terreno…

Funtastic Mom: Quais são as características que as míudas foram buscar a ti? E ao Raminhos?
CR: É difícil dizer porque cada uma delas tem características minhas e do pai. São uma grande mistura dos dois :) 

Funtastic Mom: Catarina conta-nos é fácil ser “A Mulher de...”?
CR: É facil ser a mulher do António porque ele é um marido incrível, o meu melhor amigo de sempre e um pai dedicado e muito presente - mesmo quando está fora a trabalhar. No entanto, gostava que me vissem mais como a Catarina do que como “a mulher do Raminhos”…

Funtastic Mom: Qual é o papel do Raminhos na vida das Marias?
CR: O papel mais importante a par do meu :)

Funtastic Mom: É mais fácil tomar conta das Maria? Ou do Raminhos?
CR: Das Marias!

Funtastic Mom: Como é que consegues gerir tudo? Uma casa, um blog, um negócio....
CR: Ainda estou para perceber… lol

Funtastic Mom: A Catarina criou este ano o blog “7 da tarde e ainda não lavei os dentes”, qual foi o seu propósito? 
CR: Dizer coisas ao mundo :) Contar as minhas histórias e partilhar a minha visão sobre as coisas.

Funtastic Mom: Que situação ou situações já te levaram a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
CR: Sempre que a avó ou uma tia-avó começa a cagar postas de pescada - desculpem o termo! - sobre como eu deveria educar as minhas filhas… sobre o que seria certo, blá blá blá

Funtastic Mom: As minhas filhas são … (termina a frase)
CR: a minha vida.

Obrigada Catarina, gostei muito de falar contigo.

Comentários