#23 Andreia Davide, a mãe do "No Colo da Mãe"




Hoje conversamos com Andreia Davide. Uma mulher de 30 anos, com 2 filhos – o Guilherme de 3 aninhos e a pequena Laura de 14 meses, é a autora do blog “No Colo da Mãe” e é mãe a tempo inteiro,uma mãe super babada, disponível e muito querida.

Funtastic Mom: Quem é a Andreia Davide?
AD: Há uns anos atrás acho que não saberia responder a essa pergunta, mas hoje sou basicamente uma mulher cada vez mais realizada, porque vai deixando para trás muitas das paranóias e complexos dos tempos de adolescência. Uma namorada. Uma filha que não passa um dia sem falar com a mãe. E agora um mãe de dois que não sabia que o melhor estava para vir e que este papel seria o papel da sua vida!

Funtastic Mom: O que é para ti ser mãe?
AD: É uma enorme honra! Podia dizer que é um desafio permanente, que consegue ter tanto de maravilhoso como de difícil, que é extremamente exigente e compensador, mas na verdade, é mesmo uma honra poder ser mãe dos meus dois filhos. Antes não compreendia porque se dizia que era uma bênção, achava cliché, mas agora sei, é mesmo!

Funtastic Mom: Tens dois filhos certo? O Guilherme e a Laura? Ambas as gravidezes foram planeadas? Como correram?
AD: Sim, tenho...a parte má é que passo o tempo a ouvir “oh que bom, um casalinho”, a parte boa é que assim ninguém me diz que tenho que ir ao terceiro para desempatar  !
A minha primeira gravidez, do Gui, não foi planeada. Costumo dizer que a vida planeou por mim, porque agora penso que foi exatamente no momento certo. Demorei algum tempo a aceitar que ia ser mãe com 27 anos, achamos sempre que podemos planear tudo e que há um momento certo para tudo, mas depois não é bem assim, e ainda bem! A gravidez da Laura já foi planeada, estava ansiosa por dar um irmão ao Gui e por viver toda a experiência já com outra sabedoria. Correram ambas bem, mas foram opostas! Grávida do Gui eu parecia uma maluca paranóica, sempre a pensar na gravidez, a ler todos os sintomas no Google e nos grupos de mães. A segunda foi perfeita, foi calma, passou demasiado rápido e veio transformar-me em muito do que sou hoje como mãe.

Funtastic Mom: O que alteraste no teu comportamento/maneira de agir da primeira para a segunda gravidez? 
AD: Quase tudo! Passei a gravidez do Gui preocupada e neurótica, deixei que a minha médica tomasse muitas das decisões, programei o parto... Da segunda vez, apesar de continuar ansiosa para ter a certeza que tudo estava bem, aproveitei muito mais, deixei a gravidez fluir, respeitei o meu corpo e o meu bebé, confiei em mim e pudemos ter o parto com que sonhámos.

Funtastic Mom: E como era essa parto de sonho que pretendidas ter?
AD: Era um parto onde me sentisse respeitada, segura e que pudesse, dentro do meu bem-estar e do bebé, respeitar também a minha filha e o seu tempo! Queria muito deixar a gravidez fluir e ter um parto natural...tivemos que fazer 100km para isso ser possível, mas valeu a pena!

Funtastic Mom: Andreia diz-me quais os teus maiores receios/medos como mulher? E como mãe?
AD: Já tive mais medos do que agora e já fui mais ambiciosa. Neste momento, dedico-me quase em exclusivo ao meu papel de mãe, porque é o que me preenche, o que me realiza e como eu sinto que a vida tem valor. Mas mentiria se não admitisse que me atormenta que um dia possa achar que me desleixei demasiado no papel de mulher, que não tenha feito o suficiente por mim enquanto mulher, aquela que sou mesmo sem ser mãe.
Esse é o papel fácil! Assim que o aceitei e me deixei guiar pelos meus filhos, porque são eles que me ensinam todos os dias a ser esta mãe, percebi que era libertador. É um papel de muita responsabilidade, porque tens ali seres pequeninos que te olham como se fosses a melhor pessoa deste mundo, um modelo a seguir...no início copiam todos os teus passos e atitudes e isso faz-me querer ser merecedora de tanta admiração. Muitas vezes dizemos que amamos incondicionalmente os nossos filhos, mas sem pensar muito nisso. Foi com eles que eu aprendi a amar assim, amá-los pelo que eles são, sem os querer moldar ou condicionar, sem esperar nada em troca nunca, sem querer que eles sejam o que eu idealizei. E isto é o que eu acordo todos os dias a pensar enquanto mãe.

Funtastic Mom: Que tipo de mãe é a Andreia?
AD: Uma mãe cada vez mais confiante, porque percebi que nisto da maternidade, 50% é ouvir o nosso instinto e o resto é sabermos olhar para os nossos filhos com atenção, dar-lhes o nosso tempo, aprender com eles e aproveitar muito o tempo ao lado deles, descobrir quem eles são, e tudo o que eles estão a sempre dispostos a ensinar-nos. Tento ser sempre a mãe que os meus filhos precisam.

Funtastic Mom: O Guilherme teve ciúmes quando a irmã nasceu? Se sim, como lidaste com isso?
AD: O Gui teve que se habituar, de repente, a ter um bebé por perto que lhe retirou a atenção exclusiva. Ele sabia que ia ter uma irmã, que vinha um bebé a caminho, mas estava longe de saber o impacto disso em casa. No início, todos tivemos que nos habituar e ele teve alguns ciúmes, claro. Mas não foi nada do que nos disseram! De um dia para o outro, parecia que sempre tínhamos sido 4. Eu fico sempre maravilhada pela forma como as crianças se adaptam a tudo, se as ajudarmos e não fizermos grandes filmes. Nunca lhe falámos de ciúmes, nunca o privámos de participar nas rotinas da irmã e fizemos os possíveis para tentar que as rotinas dele se mantivessem. Ajudou muito ele ser envolvido em tudo.

Funtastic Mom: Qual é o papel do pai na vida do Guilherme e da Laura?
AD: Eu e o pai somos uma extensão um do outro na vida deles. Não há grande distinção. Eu até cheguei a achar que era estranho o Gui não ser mais apegado a mim, por ser eu a mãe. Com a Laura é diferente, sou eu que estou com ela o tempo todo, mas mesmo assim, o papel dele é igualmente importante, porque é ele que assegura que eu posso estar em casa mais perto dos nossos filhos. Acho que o pai cá em casa só não amamenta 😊

Funtastic Mom: A Andreia é a autora do Blog “No Colo da Mãe”. Como surgir o blog e qual foi o seu propósito?
AD: Sempre adorei escrever, já tive vários blogs e um deles acompanhou 10 anos da minha vida. O No Colo da Mãe surgiu com a intenção de registar cada momento deles, porque tenho medo de um dia não recordar tudo ao pormenor, de não me lembrar de alguns dos nossos dias que, por muito banais que sejam, são sempre especiais. A ideia era ser uma espécie de diário que os meus filhos um dia também pudessem ler e saber o quanto fomos felizes. A isso foram-se juntando outras ideias, dicas, partilhas. O blog já me trouxe tanto, muitas pessoas maravilhosas e algumas oportunidades. Sou daquelas pessoas que de vez em quando vai ler o que escreveu há um ano atrás e desata a chorar! E é esse o maior propósito do meu blog.

Funtastic Mom: Que situação ou situações já te levaram a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
AD: Ui, tantas!!! Quase todos os dias alguém tem um palpite a dar, desde as pessoas mais próximos, até aos estranhos na rua. Quando fui mãe pela primeira vez, deixava-me intimidar e acabava por me sentir tantas vezes culpada por não saber se estava a agir bem, se fazia a coisa certa. Hoje, isso já não me afecta! “Porque ainda amamentas?” “O teu bebé não dorme de noite, porque não lhe tiras a mama?” “Porque é que não lhes dás palmadas ou castigos?”... a resposta é sempre a mesma: “Porque o filho é meu, porra!”

Funtastic Mom: Os meus filhos são … (termina a frase)
AD: são livres, são o que são, são amados incondicionalmente.

Mais uma vez obrigada Andreia, adorei a nossa conversa 😊

Comentários