#6 A Psicóloga Clínica



Hoje conversamos com uma psicóloga clínica, mulher de um jogador de futebol e ambos juntos como "pais de primeira viagem” de um bebé com apenas dois meses.


Espero que gostem da nossa conversa.


5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
PC: É um ato de amor! Sentimento único, indescritível de proteção, amor, entrega, responsabilidade, para o resto das nossas vidas.


5’Tastic Moms: Gostou de estar grávida? O que mais gostou? E o que menos gostou?
PC: Estar grávida foi um construir de sentimentos e experiência de estar a gerar um ser dentro de mim. Por mais que nos descrevam sobre a sensação de estar grávida, passar por isso é muito mais valioso, porque cada uma de nós vivencia de forma diferente. Passamos a olhar para o nosso corpo como se estivesse envolto numa bolha que nos protege de tudo e de todos em prol do filho que carregamos.
Foi durante a gravidez que fui acreditando dia para dia que seria possível amar um filho incondicionalmente, apesar de ainda não o conhecermos.
O que menos gostei foi labilidade emocional, as hormonas!!!! Por mais informadas que estejamos, as hormonas dão-nos a volta por completo. Fazem-nos chorar por coisas mínimas, o que me fez sentir ridícula em alguns momentos... por exemplo... passear o cão e ele fugir, por não o conseguir apanhar porque já não corria, chorei de desespero, coisa que no meu dia-a-dia é impensável... porque o cão foge várias vezes e nunca foi motivo de me fugir o tapete debaixo dos pés!!!

5’Tastic Moms: Diga-nos uma coisa que pensa sobre a maternidade, mas nunca tiveste coragem de expor.
PC: A maternidade é sem duvida um atentado ao nosso corpo, imagem corporal... altera por completo! Claro que é por uma razão muito forte, mas não deixamos de sofrer com essa alteração.


5’Tastic Moms: Que tipo de mãe é?
PC: Com pouco tempo que tenho neste papel (2 meses) posso confessar que devo pertencer ao grupo das mães galinhas, mas moderadamente!!!! Bem sei que é cedo para ver que tipo de mãe serei, mas estou muito ligada ao meu filho e aos cuidados a ter com ele.


5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
PC: Pela profissão que tenho, o meu receio enquanto mãe é cometer alguns erros que teoricamente sei que não devemos fazer... “em casa de ferreiro, o espeto é de pau” mas como a educação não é só dada pela mãe, conto com a  ajuda preciosa do pai para equilibrar isto! (falamos muito sobre este assunto!)
Em relação a receios enquanto mulher, não tenho! Sei que é muito importante ser mãe e  mulher para poder equilibrar a relação conjugal/familiar. Como o dialogo é algo que está presente diariamente na minha relação, não vejo dificuldades nesta tríade. Procuramos estar sempre juntos, com e sem o bebe, porque também sentimos que precisamos desse espaço... para dizermos um ao outro como nos sentimos, e fazer um balanço de tudo o que tem vindo a acontecer. Que faz com que estejamos unidos, muito fortes nesta fase inicial. Não há nenhum truque especial, apenas uma boa relação antes de ter um filho!


5’Tastic Moms: Do que sente mais falta da sua vida antes de seres mãe?
PC: Nada! Sinto-me muito mais completa hoje em dia!

5’Tastic Moms: Diga-nos uma coisa boa e uma menos boa que ganhou com a maternidade.
PC: A boa é óbvia! Um filho que amo muito! Menos boa... uns quilitos a mais que espero ver bem longe dentro dos próximos meses.


5’Tastic Moms:  Uma vez que foi mãe há relativamente pouco tempo, diga-nos o que pensa sobre a amamentação?
PC: Somos muito pressionadas para amamentar porque é o melhor para o nosso filho, melhora as defesas, etc.. tudo certo, mas para mim a amamentar é mais do que isso.. é estabelecer uma relação com o meu filho, um ato de carinho, quando nos sentimos um só de novo...
Para mim não foi um processo complicado como muitas mães referem... não tive dores na subida do leite, nem problemas com os mamilos, correu e tem estado a correr tudo lindamente!


5’Tastic Moms: Se pudesse deixar um conselho que quem foi mãe há pouco tempo, qual seria?
PC: Deixe-se levar pelo seu instinto, esqueça todos os conselhos que lhe deram.. conheça o seu filho, que certamente será diferente de todos os outros. Aceite a ajuda necessária nos primeiros meses porque sozinha vai ser muito mais difícil.


5’Tastic Moms: Qual é o papel do pai na vida do seu filho?
PC:  Sem ele não teria sido mãe! Apesar das inúmeras deslocações para trabalho é um pai muito presente, que se envolve em todas as tarefas, como eu quer o melhor para o nosso filho. É um pilar fundamental na minha vida.


5’Tastic Moms: Que situação já a levou a dizer ou a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
PC: Nesta fase inicial de mãe de primeira viagem, estamos a construir a relação com o nosso filho, e por vezes sentimos que é só nosso... é naqueles momentos em que ele anda de colo em colo ... dá aquela comichão de dizer... o filho é meu porra!!!!
 

5’Tastic Moms: O meu filho é … (termina a frase)
PC: Abençoado!

Comentários