Amamentar? Sim, até quando?


Sempre desejei amamentar.

Primeiro desejei conseguir fazê-lo até aos 4 meses em exclusivo.
Depois desejei conseguir até aos 6 meses em semi-exclusivo (deixando o baby F. experimentar outra alimentação de vez em quando)
A seguir desejei continuar a amamentar ao deitar e ao acordar (e durante a noite claro…)
Agora…. Desejo amamentar até aos 12 meses do baby F.!

E depois? Depois não sei….
A pediatra liberou o leite que eu bebo também para ele a partir dos 12 meses. Talvez experimente amamentar só antes de ir para a caminha mas durante a noite se tiver fome dar leitinho no biberão pois tenho a esperança que isto diminua o número de despertares do baby F., por outro lado tenho um receio enorme que o despertar não dure apenas 5 minutos como agora acontece…

Claro que se falar nisto num grupo pro-amamentação serei bombardeada com mil comentários sobre a importância de continuar a amamentar e criticada por estar a por os meus interesses acima dos interesses do meu filho. Mas também sempre ouvi dizer que amamentar é bom quando ambos gostam. E eu gosto de amamentar, mas não sei se tenho vontade de esperar por um desmame natural, que pode acontecer só aos 18 meses, 2 anos, 4 anos…

Não é só pela falta de noites com poucos despertares, mas também porque a partir de uma certa altura deixa de fazer sentido para mim, e penso que aí deixarei de ter prazer em amamentar, como acontece nas noites que acordo de hora a hora… não acredito que sejam muitas as mães que digam que amam amamentar de hora a hora com um filho com quase 1 ano! Atenção que eu amei amamentar de hora a hora o meu bebe recém-nascido, ou quando está doente e precisa daquele miminho extra, mas no dia a dia preocupa-me que esteja a prejudicar o sono dele com despertares frequentes para mamar.
Fala-se muito sobre amamentar ou não, mas o assunto do desmame não é tão falado. Mesmo entre amigas e familiares ainda é um assunto um pouco tabu, ninguém gosta muito de falar nos motivos do desmame, principalmente quando é a mãe a decidir fazer o desmame, sendo normalmente muito criticada!
E por aí? Experiências que acham que ajudam e queiram partilhar?

A Descontraída


Comentários

  1. Partilho inteiramente dessa opinião. Espero conseguir um desmame natural entre o primeiro e o segundo ano de vida, porque mais tempo não faz sentido para mim. Vamos agora em 10 precisosos meses 💙

    ResponderEliminar
  2. Por aqui vamos quase com 10 meses e não penso desmamar tão cedo..se me custa dar de mamar de hora a hora durante a noite, custa..se penso que não vou aguentar, penso..mas qdo optei por ser mae tb sabia que teria que fazer sacrificios e este é um deles..para além disso ele nc pegou num biberao e nao me parece que o faça agora.. Na minha opiniao, se posso dar do meu leite, vou continuar a fazê-lo..quer seja até aos 3 ou 4 anos..para mim faz sentido que seja assim..contudo, cada mãe é que sabe e como bem referiu a amamentação para a mae e para o bebe tem que ser prazerosa.. Felicidades

    ResponderEliminar
  3. Tenho 4 filhos consegui amamentar os meus 3 primeiros durante 6 meses exclusivamente e estou neste momento a amamentar o 4° que tem apenas 3 meses, também acho que o desmame é uma espécie de tabu e muitas mães ficam com a ideia que são menos mães por o incentivarem apartir de uma determinada idade. Cada um dos meus pequenos fez o desmame em idades diferentes mas não foi a um ritmo só deles. Eu acredito que a amamentação é em primeiro lugar uma forma de alimentação e quando eles comem bem e vem ao peito e uns minutos depois estão a dormir eu começo a sentir-me uma chupeta, nesses momentos eu própria tirava-os do peito, dava lhes colinho ou aconchegava-me com eles no miminho de forma a que a separação do peito não fosse tão brusca. Na minha opinião o desmame de noite é o mais difícil mas se não é para mamarem os dois peito de forma a saciar a fome então eu preferia passar uns longos minutos a mima-los e embala-los para os adormecer sem o peito, é muito trabalho e fica difícil de descansar mas passado algum tempo a próprio bebé passa a procurar o peito só quando tem fome e eventualmente deixa de o pedir. Esta para mim é uma forma calma e eficaz de desmamar um bebé sem lhe causar ansiedade mas é complicado para as mães. Cada mãe deve escolher o seu caminho e sentir-se bem com o que está a fazer pois todas queremos o melhor para os nossos rebentos.

    ResponderEliminar
  4. A mim não me custa nada dar de mamar (adoro mas a bebe ainda só tem 3meses). No entanto, acho que é uma decisão da mãe e a partir do momento em que a mãe não se sente confortável acho que faz todo o sentido que ela decida 😀

    ResponderEliminar
  5. Eu amamentei os meus dois filhos mais velhos até aos 18 meses e fizeram um desmame naturalmente. Mas nessa altura eles já só mamavam de manhã e à noite. Porque foram espaçando gradualmente o tempo das mamadas e também começando a comer tudo o que a pediatra foi recomendando. Portanto a partir de 1 ano já não acordavam a meio da noite para mamar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário