Desafio Amamentação


Durante a gravidez toda gente nos pergunta "Vais querer amamentar?" e a minha resposta sempre foi "Claro que sim".

Nunca foi um assunto discutido entre nós, é o melhor para os bebés, portanto é um tópico Sem Discussão.

Após o parto, a primeira coisa a fazer é colocar o bebé na mama e tudo é mais fácil quando corre bem, que nem sempre é o caso. Comigo não foi diferente, o bebé não pegava no peito e após várias tentativas e já com os mamilos gretados (problema resolvido com Purelan) a única solução foi a compra dos mamilos de silicone.

O resultado, não sei se direito ou indiretamente, do fantástico uso dos mamilos de silicone, foram as malfadadas cólicas, ainda mesmo no hospital.

No regresso a casa deu-se a fantástica subida ou descida do leite e o que posso eu dizer sobre isso? Não foi nada que durasse mais que um dia, tive algumas dores, mas que facilmente se resolveram com aquelas compressas quente-frio que podem ir ao micro-ondas, com o uso do chuveiro com água quentinha e com as massagens ensinadas nas aulas de pré-parto.

Sou daquelas mãe que adora dar maminha mas sem conseguir perceber o quanto mamava e achando que o bebé ficava com fome, resolvi experimentar a bomba extratora e até gostei. Apesar da introdução do biberon, o bebé nunca deixou de pegar no meu peito, por isso sou sincera se não gostaram de dar de mamar não tenham medo de tirar leite e darem aos vossos bebés. O nosso leite é, sem sombra de dúvidas, o melhor para eles.

Após a subida/descida do leite, as maminhas produzem mais leite o que aquele que os bebés necessitam e por isso vamos ficar com dores e com muita vontade de desistir mas não desistam porque tudo se resolve.

Outro conselho que vos posso dar, não se deixem enganar com o “leite fraco” ou com o "tens pouco leite". Não existem leites fracos, existem é mães que não bebem água suficiente e não fazem uma alimentação como deve de ser, e bebés preguiçosos que adormecem na mama e não mamam com deve de ser. Não introduzam logo o LA (leite artificial), aconselhem-se primeiro com a pediatra do(s) vosso(s) filho(s), ou no centro de saúde ou então com as CAM (conselheiras de aleitamento materno). Mas também não façam da introdução do LA um bicho de sete cabeças, se tiver de ser será. O que interessa é que mães e bebés estejam bem e felizes.

E como uma amiga se farta de dizer: “mais vale um biberon com amor, do que uma maminha por favor”.

A Medricas

Comentários