O que é isto?!? Maõs?! Braços?!?


É a partir do momento em que descobrimos que estamos grávidas que começamos a fantasiar sobre como será o nosso bebé. Com quem será que se vai parecer? Com a mãe? Com o pai? Qual será a cor do cabelo? A cor dos olhos? O tom de pele? Todas queremos um bebé saudável e perfeito, independentemente das suas características.
Quando o bebé nasce, o nosso amor por ele já é incondicional. Todos os seus pequenos gestos nos colocam um sorriso no rosto, todas as suas dores nos colocam lágrimas nos olhos e todas as suas pequenas conquistas nos tornam as mães mais orgulhosas do mundo.
Por aqui já passamos pela fase das cólicas (Graças a Deus já se foram embora), pelos primeiros sorrisos involuntários, pelos sorrisos e gargalhadas voluntárias e estamos na fase das primeiras conquistas.
A cerca de 1 mês o meu bebé descobriu, primeiro que tinha mãos e depois que tinha braços. É tão giro vê-los a descobrir o seu corpo de forma gradual, percebendo o que conseguem fazer com as diferentes parte do corpo.
Neste momento estamos a passar pela fase do “Ai tão giro, isto serve para por na boca!!”. O nosso bebé está na fase de colocar tudo na boca, seja as mãos, os brinquedos ou até mesmo os dedos dos pais.
É tão engraçado vê-lo a tentar colocar as suas mãozinhas na boca ao mesmo tempo, vê-lo agarrar os brinquedos para morder. Pensamos que podiam ser os dentinhos a nascer e compramos 2 mordedores na esperança que pegasse para não estar sempre com as mãozinhas enfiadas na boca, não liga muito porque ainda não os consegue agarrar bem para os enfiar na boca. E segundo a Pediatra não se nota nada na gengiva do bebé, logo não existem dentinhos à vista.
Descobrimos então que o bebé está, segundo Freud, na fase oral do Desenvolvimento Psicossexual, ou seja está na fase em que a boca é o foco de toda a gratificação, exploração e prazer, tendo como zona erógena a boca e os lábios, sentindo prazer na sucção e na mordidela. E esta dura até ao 12/18 meses.
Portanto até lá vamos deixá-lo enfiar as mãozinhas na boca, os mordedores quando os começar a agarrar e tudo o que ele quiser uma vez que isso lhe dá prazer.
A Medricas







Comentários

  1. Por aqui estamos nas primeiras simpatias ☺☺☺ falo pra ele e ele sorri e emite uns "aahh's" que me derretem...

    ResponderEliminar
  2. Por aqui estamos na fase de conhecer as mãos! É fantástico!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário