Temos de escutar, não basta ouvir!


Para mim, de tudo o que implica criar um bebé, a parte mais complicada tem sido a do sono.

Antes de engravidar tinha montes de teorias e técnicas que achei que iria facilmente aplicar… mas tudo isso caiu por terra no primeiro momento em que senti o meu bebê em desespero para dormir e comecei a tentar qualquer coisa!!

Mas mesmo assim quando parece que tudo falha começamos a questionar todos à nossa volta sobre as técnicas que usam, a ler tudo o que é artigo sobre o assunto… e obtemos coisas úteis mas também muitas coisas não úteis.

E quando começamos a tentar por tudo isto em prática por vezes esquecemos o mais importante… escutar o nosso bebê! Porque cada díade mãe/fllho é única, e não há manuais nem testemunhos que nos digam como esta funciona.
Temos também muitos receios: receio que se vicie a dormir da maneira x que não é confortável para nenhum, receio que descubram que recorro à técnica y para o adormecer…

Mas vai chegar um dia, chega sempre, mais tarde ou mais cedo,  em que conseguimos obter a melhor solução para ambos! Porque para o nosso bebé estar bem, nós temos de estar bem!

No meu caso, o baby F. nos primeiros 2 meses de vida adormecia sempre sozinho ora na espreguiçadeira, ora na caminha… onde calhasse. Depois parece que começou a ter mais noção do que o rodeava e começou a lutar para dormir, e passou pela fase em que apenas adormecia ao colo…depois já tinha de ser ao colo e aos saltinhos… e estávamos a chegar a um ponto em que parecia que nada o fazia adormecer e quando adormecia, mesmo deixando passar os tais 20 minutos para o poder pousar, ou acordava logo ou 5 minutos depois….

Nesta fase eu já não o estava a escutar, apenas a ouvir o choro desesperado de querer dormir… e o meu choro de não o fazer conseguir descansar, nem de eu própria conseguir descansar…Até que houve um dia em que ele simplesmente descobriu que era muito fixe adormecer no carrinho todo recostado… ora isto para mim é fantástico , pois para além de ele passar a adormecer mais rápido e sem choro, qualquer um o pode fazer adormecer e dá-me tempo livre para mim, que também é muito importante (ainda tenho de abanar o carrinho… mas isso é uma luta para o futuro, agora quero desfrutar desta conquista!).

Falei em particular questão do sono porque é aquela que me tira o sono a mim! Mas isto aplica-se a todas as outras problemáticas com que nos deparamos quando criamos um bebé!

Comparar os nossos bebés com os outros por vezes pode ser muito perigoso, porque eles são todos diferentes, e todos têm “timings” diferentes para tudo! Por isso não há necessidade de entrarmos em stress porque o bebe da amiga já anda ou já fala e o nosso nem sequer ainda gatinha…  Por isso temos de relaxar e escutar o que o nosso bebé precisa e quando precisa!


A descontraída




Comentários