O pai deve assistir ao parto?!


Tanto a gravidez como o parto em si são experiências que devem ser vividas a dois.
Na minha opinião o pai deve estar presente durante todos os processos, durante as ecografias, na escolha do nome do bebé, nas aulas de preparação do parto e na fase mais difícil, o Parto. Mas cada pai tem a sua opinião e é livre de escolher fazer parte deste carrossel de emoções ou não.
Para mim foi extremamente importante tê-lo em todos estes processos. As ecografias/consultas correram muito melhor por ele lá estar (mesmo tendo sido enganada pelo brincalhão do Dr. Abdu... GÉMEOS... :P).
A escolha do nome do bebé após a descoberta do sexo também foi um processo fácil, eu tinha 2 nomes que adorava e felizmente ele também gostava muito. Seria a bebé A. se fosse menina e o bebé S. se fosse rapaz.
As aulas de preparação para o parto são importantes tanto para a mãe como para o pai e no nosso caso, ele foi as que achamos extremamente importante e mesmo assim foram uma SECAAAA :/ .
Quanto ao parto, sempre fizemos questão que o pai assistisse. O nascimento de um bebé é um momento único na vida dos pais, seja ele o primeiro ou o terceiro filho. Ouvir o primeiro choro, vê-lo pela primeira vez são sensações indescritíveis. Mas todos sabemos que pode não ser um momento fácil de se viver. Muitos homens não sabem como irão reagir nessa situação mas fundamentalmente o papel do pai no parto deve ser de apoio à mãe. Deve ajudá-la em tudo o que ela necessitar, ou seja, deve conseguir acalmá-la, distraí-la e ajudá-la em tudo o que conseguir.
Quanto à minha experiência pessoal, o meu parto não teria sido o mesmo se o pai não tivesse lá estado. Ajudou-me em tudo o que conseguiu, fez o possível e o impossível para me fazer sentir o mais confortável possível. Ajudou-me a fazer força na altura da expulsão e disse-me aquilo que precisava ouvir quando tudo acabou: “Portaste-te tão bem, estou tão orgulhoso de ti. Temos um filho lindo. Amo-te muito.”.

Cada pai é livre de escolher como quer viver este momento.
A Medricas








Comentários