#5 Joana Paixão Brás, a Mãe é que sabe



Hoje conversamos com Joana Paixão Brás. Uma mulher de 30 anos , com 2 filhas lindas – a Isabel com 2 anos e meio e a Luísa com quase 4 meses-, é uma das autoras do blogue "a Mãe é que sabe"  e uma mãe simpática e super atenciosa.

Espero que gostem da nossa conversa.


5’Tastic Moms: Quem é a Joana Paixão Brás?
Joana Paixão Brás: Sou a mãe da Isabel, com dois anos e meio, e da Luísa, com quase 4 meses. Estudei ciências da comunicação, fui jornalista e depois editora de conteúdos de televisão e repórter de entretenimento, mas na segunda gravidez decidi que queria ser mãe a tempo inteiro durante algum tempo.

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
JPB: Ser mãe é ter o peso e o prazer de ver vidas depender de nós, educar, cuidar, mimar, amar.

5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
JPB: Os meus maiores medos têm sempre a ver com saúde. Ainda agora a Luisinha teve febre e anda toda constipada e o meu coração não aguenta com tamanha impotência. É o que mais me custa: não conseguir resolver o mal-estar delas, quando estão doentes. Além disso, o dia em que senti mais medo na vida foi após o parto da Luísa (as coisas deram para o torto e tive de ser operada de urgência) – tive medo de não poder ver as minhas filhas crescer.

5’Tastic Moms: A Joana tem 2 filhas lindas, a Isabel e a Luísa, como se sentiu quando descobriu que estava grávida?
JPB: Da primeira vez fiquei meia destrambelhada: chorei, ri, sorri, aliás acho que andei uma semana a sorrir. Tínhamos começado a treinar e foi logo, não estávamos à espera que fosse tão rápido (tanto que só descobri lá para as 7 semanas). Da segunda vez foi igualmente rápido e andei também em negação, a achar que não podia ser já, mas afinal era mesmo. No início da gravidez fiquei feliz, mas até me culpava por não sentir a mesma magia que na primeira. Mas a magia veio mais tarde, felizmente, e com isso uma calma e tranquilidade  enorme.

5’Tastic Moms: Alterou a sua maneira de agir, enquanto mãe, da primeira para a segunda filha? Se sim, em quê?
JPB:Sim, sinto-me uma mãe diferente, mais confiante na amamentação, por exemplo, menos vulnerável a bitaites alheios. A Luísa dorme no nosso quarto e nesta altura a Isabel já dormia no quartinho dela. Aproveito tudo melhor porque sei que vai passar muito rápido.

5’Tastic Moms: Joana diga-nos é fácil ter duas filhas com tão pouco diferença entre si?
JPB: Não, não é fácil e no início é um choque enorme. Queremos estar lá para as duas, queremos continuar a mimar, a dar colo e atenção à mais velha, e às vezes não é possível estar com as duas, ao mesmo tempo. Vamos aprendendo a gerir as coisas, emocionalmente e na prática do dia-a-dia, para minimizar os estragos.

5’Tastic Moms: Como está a Joana a lidar com os ciúmes que a Isabel tem tido da Luísa?
JPB: Agora já lido muito bem, mas no início sentia-a muito frustrada e até um bocadinho culpada. Agora a Isabel já faz menos birras e eu também já assumi que faz parte e consigo arranjar mais estratégias para resolvê-las e ajudar a Isabel a ultrapassá-las.

5’Tastic Moms: A Joana é uma das autoras do blog “a Mãe é que sabe”. Qual foi o propósito para a criação do mesmo? E quais são os vossos objetivos?
JPB: Este blogue surgiu com uma ideia da Joana Gama – nome inclusive – e éramos cinco inicialmente. Quando perceberam que queríamos levar isto do blogue a sério, duas desistiram, pelo esforço e tempo que teriam de lhe dedicar, e começámos três. Passado um mês, a Marta percebeu que era difícil conciliar filho, casa, trabalho e ainda blogue e saiu do projeto. Ficámos as duas Joanas, na luta. “Luta” mas muito gratificante. E por que é que digo “luta”? Porque às vezes é difícil, é preciso ter ideias, escrever muitos textos, saber lidar com as críticas, com anónimos maledicentes... mas acaba por compensar. Queremos ser um blogue cada vez maior, chegar e tocar cada vez mais mães que connosco se identifiquem, trabalhar o youtube, escrever livros e queremos continuar a trabalhar a “marca”, porque achamos legítimo conseguir fazer algum dinheiro com um projeto que leva tanto de nós.

5’Tastic Moms: Como se sente ao ver o “a Mãe é que sabe” a ter cada vez mais e mais seguidores fiéis?
JPB: Muito feliz. É espetacular quando as pessoas nos escrevem a dizer que este ou aquele texto mudou o dia delas, quando nos dizem que as ajudamos a ultrapassar alguns momentos, que se divertem connosco, é maravilhoso.

5’Tastic Moms: Se lhe pedíssemos que deixasse um conselho a quem se aventura pela primeira vez no mundo dos blogues, qual seria?
JPB: Sejam fiéis a vocês, escrevam com o coração e sobre aquilo que vos agrada, sem grandes filtros, porque é aí que está a magia de ter um blogue.

5’Tastic Moms: Que situação já a levou a dizer ou a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
JPB:Acho que todas pensamos pelo menos uma vez na vida "o filho é meu!" com a asneira que nos apetecer (mentalmente, claro), quando nos tentam impingir doces, maneiras de educar... Mas "a mãe é que sabe"!

5’Tastic Moms: As minhas filhas são … (termina a frase)
JPB: a coisa mais preciosa da minha vida, aquilo que mais me completa.

Obrigada Joana pelo teu testemunho.

Comentários