Os primeiros dentes, quando?


Os primeiros dentes dos bebés costumam dar bastantes dores de cabeça aos pais, principalmente aos de primeira viagem. Surgem-nos imensas dúvidas na cabeça:Quando vão nascer? Que sintomas vai ter? Será que vai ter febre? E depois de nascerem, o que temos de fazer? Escovamos? Será que vai ter dores? Enfim… Por alguma razão não nos lembramos do nascimento dos nossos dentes.

O mais comum é os dentes nascerem até aos 12 meses mas não é de todo anormal se nascerem até aos 18. Contudo, tudo depende do desenvolvimento de cada bebé. Cada bebé é único e tem o seu ritmo.

Por aqui, só agora é que começaram a aparecer os dentes ao bebé S., e com isso começaram novamente as nossas dores de cabeça. Já estávamos pseudo-preparados para o que aí vinha, mas sinceramente nunca estamos preparados para ver o nosso maior amor em sofrimento.

Dizem que os sintomas podem ser variados, desde gengivas inchadas, irritabilidade, febre, diarreias, etc..., mas cada bebé é especial e vive o nascimento dos dentinhos à sua maneira. Por aqui, começamos a sentir uma certa irritabilidade noturna, um acordar muitas vezes sem razão aparente e com um choro inconsolável. Passado alguns dias, notamos as gengivas inchadas e vermelhas e passado 2 dias já os dentinhos se faziam sentir. Começou por romper um dente e só esta semana começou a romper o segundo. Devo dizer-vos que o primeiro não deu trabalho nenhum, a não ser as noites mal dormidas. Já o segundo (visto que começaram a romper com a diferente de 1 semana entre eles) já nos deu mais trabalho. O bebé S. fez pela primeira vez febre sem causa aparente (sim, esta é felizmente a segunda vez que o nosso bebé faz febre em 10 meses).

Fico contente que o meu texuguinho já tenha 2 dentinhos cá fora mas deixo-vos um conselho, como me deixaram, “Não tenhas pressa, assim que ele tiver dores e começar a gritar, vais desejar que não lhe nascessem já os dentes”. Por isso não tenham pressa, quando tiverem de nascer, eles nascem.

Agora é esperar que os próximos apareçam, já sem pressa, pois não queremos vê-lo em sofrimento.

O meu filho é Bi dente :D

A Medricas



Comentários