#12 Cláudia Borges


Hoje conversamos com Cláudia Borges. Uma mulher de 33 anos, com 1 filho – o Rodrigo com 5 anos, modelo e apresentadora de televisão e uma mãe super babada.

5’Tastic Moms: Ser Mãe é …
Cláudia Borges: A melhor experiência da vida! A mais louca de todas, a mais cansativa, aquela que nos leva ao limite  (até dos nervos), todos os dias, que nos completa de uma forma que ninguém imagina, até passar por esta doce loucura.

5’Tastic Moms: Quando descobri que estava grávida…
CB: Estava a trabalhar e a minha médica ligou-me para dar o resultado dos exames. Ia viajar dois dias depois e senti um enorme turbilhão de emoções. Mas só não rebentei de alegria porque estava a gravar...o sonho começava ali!!!

5’Tastic Moms: Os meus maiores medos enquanto mãe são …
CB: Acho que são os de todas. Tenho um medo terrível de que algo de mal lhe aconteça! E a ideia de eu lhe faltar algum dia, deixa-me de coração apertado.

5’Tastic Moms: A melhor coisa que ganhei com a maternidade foi...
CB: Este amor que não tem explicação! Como é possível que um "pinguinho de gente" nos deixe assim desde o primeiro momento em que sabemos da sua existência?!
Também há outras pequenas coisas que se ganha com a maternidade...o facto de se aprender a dar valor ao que realmente tem valor, relativizar as situações, aprender a partilhar todos os minutos do nosso dia...

5’Tastic Moms: E a pior foi...
CB: Para ser muito sincera, não sei o que de mau me trouxe a maternidade. E juro que o digo de coração aberto. Desde cedo que sonhava ser mãe e Deus deu-me um filho saudável, lindo, inteligente...que mais posso eu querer?


5’Tastic Moms: O que sinto mais falta da minha vida antes de ser mãe é...
CB: Às vezes dou comigo a pensar: "Mas antes do Rodrigo nascer o que fazia eu com os meus domingos?" Parece que já nem me lembro da vida antes de ser mãe. Mas acho que às vezes  sinto falta daquela atitude descomprometida de quem não tem filhos, e está sempre disponível para uma saída, um cafezinho, um jantarinho com as amigas...

5’Tastic Moms: Apetece-me desancar alguém sempre que me perguntam …
CB: O Rodrigo tem quase 6 anos, e por esta altura as perguntas já não são tão frequentes. Agora é mais a comparação...a letra é bonita? Já conta até quanto? Quantas línguas fala? Blá blá blá não há pachorra! A sério!!!

5’Tastic Moms: Sair com o Rodrigo é …
CB: Uma alegria mesmo...é uma pequena gralha (risos) não se cala um segundo.

5’Tastic Moms: O Rodrigo é parecido com a mãe em …
CB:   É parecido comigo...uhm...fisicamente tem algumas parecenças assim como com o pai. De feitio...Se calhar o facto de ter sempre resposta na ponta da língua e de ser muito gozão (risos).

5’Tastic Moms: E o com o pai em …
CB: Com o pai...é mais parecido com o pai eu acho. Muito curioso, adora inventar, desenhar, pergunta tudo e mais qualquer coisa.

5’Tastic Moms: Nesta aventura, o papel do Samuel é …
CB: O Super Pai que brinca imenso, que lhe arranca aquelas gargalhadas fortes, mas que impõe limites. Sabemos que temos e devemos brincar mas sem nunca esquecer os valores e limites.

5’Tastic Moms: A minha vida profissional hoje em dia…
CB:  Tem a importância que tinha antes de ser mãe, e tenho para com ela, a responsabilidade que tinha antes do Rodrigo nascer. A única diferença que encontro, é o facto de ter de me multiplicar de há 6 anos para cá. Nem sempre é fácil, muitas vezes é esgotante, mas ser mãe é tão bom que faz esquecer os dias mais difíceis.

5’Tastic Moms: Já pensei “Porque o filho é meu, porra!” quando …
CB: Com esta idade já não há tanta necessidade de dizer " Porque o filho é meu, porra!", mas em bebé...oh meu Deus...os bebés choram, e às vezes, só porque sim. Mas há sempre alguém que tem mil e uma teorias. Lembro-me de uma situação...o Rodrigo tinha 1 mês, talvez nem tanto, tinha acabado de mamar, e chorou...alguém disse que o menino coitadinho estava cheio de sede, e que podia ser o meu leite que provocava isso. E claro, insistiam para que eu lhe desse água...a criança nunca tinha bebido água porque era alimentado exclusivamente com leite materno. 
Não disse mas pensei...

5’Tastic Moms: O meu filho é … (termine a frase)
CB: O meu pequeno grande amor!!!! Agradeço todos os dias, por o ter como meu!!!!


Obrigada Cláudia pelo seu testemunho.

Comentários