#8 Ana Galvão





Hoje conversamos com a Ana Galvão. Uma mulher com 42 anos, com 1 filho – o Pedro com 7 anos, que é radialista na Antena 3, autora do blogue anagalvão e uma super mãe.
Espero que gostem da nossa conversa.


5’Tastic Moms: Quem é a Ana Galvão?
Ana Galvão: É uma mulher da rádio, amante de animais, que um bom dia teve um presente chamado Pedro. 

5’Tastic Moms: O que é para si ser mãe?
AG: É ter passado a ter um objetivo. 

5’Tastic Moms: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
AG: Que as mulheres continuem a ser vistas, por uma quantidade tremenda de homens, como as suas novas mães. 

5’Tastic Moms: Que tipo de mãe é a Ana?
AG: Sou do tipo, "vá, tem coragem, vai andar de skate, aí aí, não, vais cair, vai vai, força, não, não vás, vai, vai, não tenhas medo, não olhes para trás, não, aí aí, meu deus, que ele vai cair! " 

5’Tastic Moms: Quais são as suas rotinas diárias enquanto mãe e mulher?
AG: Tenho uma vida de luxo: deixo o Pedro na escola, depois de tomarmos pequeno-almoço juntos, tenho umas horas para trabalhar em casa ou ir ao ginásio, sigo para a radio Antena 3, onde faço um programa chamado "Donas da Casa" com a Joana Marques (que me faz rir muito) e saio a tempo de ir buscar o Pedro à escola. Depois a rotina de qualquer casa, fazer jantar, ajudar o Pedro nos trabalhos da escola e deita-lo. 

5’Tastic Moms: A Ana é radialista e recente lançou-se no mundo dos blogues. Fale-nos do seu projeto, qual foi o propósito para a criação do mesmo? E quais são os seus objetivos?
AG: É um Blog de Macrobiótica, uma filosofia de vida e alimentação que estou a estudar e sigo. Tem algumas receitas e um montão de informação sobre ingredientes super simples que deveriam fazer parte dos nossos menus diários. Mesmo estando um pouco abandonado, o objetivo é o de mostrar tudo aquilo que tenho aprendido nesta forma de comer simples e que, tenho visto eu própria, ajuda imensas pessoas a prevenir e tratar vários problemas  físicos.

5’Tastic Moms: Como consegue conciliar todos os seus projetos, se o dia só tem 24horas?
AG: Porque não penso neles. Acho que o pior inimigo para quem tem muito para fazer é perder demasiado tempo a lamentar-se por isso mesmo. Mesmo assim, acho que tudo o que faço é com gosto e não é demasiado difícil. 

5’Tastic Moms: E como consegue conciliar tudo isso e ainda ser mãe?
AG: O Pedro já está crescido o suficiente para ser uma ajuda ou, pelo menos, companheiro, em muitas das coisas. Quando ele era mais pequeno sim, a minha vida era difícil, tanto que não me lembro de quase nada dos primeiros três anos da vida  dele. Só me recordo de estar sempre a fazer coisas e de dormir um máximo de 4 horas por noite. 

5’Tastic Moms: Que conselhos daria a tantas outras mães, que como a Ana, têm com vidas profissionais tão ativas?
AG: O mesmo que eu uso. Que só se pense na tarefa seguinte quando chegar a hora de a fazer. Focar no que estamos, em determinado momento, a fazer, faz com que seja feito com mais prazer e rapidez. A comida certa também ajuda. O açúcar traz distração e cansaço. 

5’Tastic Moms: Qual é o papel do Nuno na educação do Pedro?
AG: Total. Mesmo estando separados continuamos a falar todos os dias e tudo é discutido a dois. O Pedro já tentou as suas manhas: "A mama deixa." mas ele já percebeu que não funciona porque a primeira coisa que fazemos é o Nuno e eu falarmos para perceber se houve ali trapaça. 

5’Tastic Moms: Como lida o Pedro com o facto de ser filho da Ana Galvão e do Nuno Markl?
AG: É um bem adquirido desde que nasceu: Não liga muito. Ultimamente é que começou a achar mais graça a dizer "sou filho do Nuno Markl" em situações onde está mais atrapalhado e não sabe o que dizer. Aconteceu o outro dia na esquadra da polícia onde fomos buscar uma pulseira de localização. Os senhores polícias riram-se. Também no outro dia adorou uma senhora que lhe pediu a ele um autógrafo por ter ouvido uma anedota dele na Radio Comercial. Esteve a falar disso uma tarde inteira. 

5’Tastic Moms: O Pedro gosta de a ver na televisão e na rádio? Costuma fazer algumas críticas?
AG: Também é algo a que está acostumado desde pequeno. Não dá muita importância, nem tem idade para fazer críticas, o que é ótimo. Acho que o que ele realmente  mais gosta é de ir ver filmes de animação com a voz do Nuno. Aconteceu há pouco no filme "Cegonhas" onde o Nuno dá a voz à personagem principal. 

5’Tastic Moms: O meu filho é… (termine a frase)
AG: Lindo, divertido, musical, amoroso, talentoso. Está a perguntar a uma mãe, por isso a lista de elogios podia ter mais trezentas linhas.


Obrigada Ana pelo seu testemunho.

Comentários