O dito Enxoval


O que é que todas as grávidas adoram fazer para o seu bebé? O seu enxoval.

Durante toda a gravidez, qualquer uma de nós tenta pesquisar e informar-se sobre tudo o que é necessário ter para um recém-nascido. Lemos muitos artigos, consultamos blogs com conselhos e opiniões sobre o assunto e até fazemos uma lista com tudo o que precisamos comprar.
Acho que todas nós passamos pelo o que A Descontraída passou:
“Por vezes senti-me assustada ao pensar que me iriam faltam coisas no momento, e a meio da noite escrevia no telemóvel algo que me tinha lembrado de repente. Fiz compras nos últimos dias antes dele nascer, e agora passado quase 1 ano consigo olhar para trás e ter saudades daquela busca das coisinhas mais perfeitas e lindas para o meu bebé.
Agora já não é bem assim, já não procuro o babygrow mais lindo, procuro aquele mais funcional ou que se adapta melhor à barriguinha gorda dele J Já compro só roupa no momento em que ele precisa porque já foi muita a roupa que ele depois não usou porque depois afinal não esteve tanto frio ou tanto calor, ou porque o pé dele cresceu mais do que o previsto e quando foi usar as meias que tinha comprado para a primavera só já serviam nas orelhas!”
Assim sendo resolvemos, juntas, ser mais uma ajuda para todas aquelas futuras mamãs que estão a passar por esse processo.

·         Para as Mamãs:

- Amamentação: Discos de amamentação (convém ter pelo menos 2 caixas de 30 ou 1 de 60 unids, para começar porque depois vai comprando mais), também comprei 1 caixa de mamilos de silicone (o meu bebé não conseguia pegar na maminha). Mesmo que a amamentação corra 5*…. o mamilo tem sempre de “calejar” e o purelan é uma ajuda milagrosa. Em relação à bomba extratora de leite cabe a cada mamã optar ou não por comprar por ser um grande investimento, nós comprámos porque achámos que era útil, nem que fosse para tirar leite para se fosse necessário deixar o bebé com alguém.

- Higiene: Para levar para o hospital necessita de 1 conjunto de toalhas, produtos para o banho e para a higiene diária, como escova do cabelo, escova dos dentes e pasta, cuecas descartáveis ou aquela “da avó” de algodão,  pensos higiénicos super absorventes ( compre vários, porque vai precisar no hospital e em casa nos primeiros dias) ou se preferir aquelas fraldas da Tena ou da Ausónia para as perdas de urina. Não se esqueças de levar 2 pares de chinelos, um para andar pelo quarto e outro para o banho.

- Vestuário: 2/3 Soutiens de amamentação (se comprar durante a gravidez, compre um tamanho acima daquele que usa), 2/3 camisas de dormir para levar para o hospital (de preferência com botões ou abertas à frente, são mais fáceis para a amamentação) e uma muda de roupa e calçado para o dia da saída (de preferência roupa confortável). A mala de maternidade também é uma opção de cada mamã, eu comprei e ainda uso a minha até hoje (o bebé S. já tem quase 11 meses).

·         Para o seu bebé:

      - Vestuário: depende sempre da altura do ano em que nasce o bebé, mas por aqui compramos cerca de 10 babybrow (algodão e veludo) porque pensámos que ele se podia sujar e preferimos jogar pelo seguro (tamanho 0 e tamanho 1, mas depende sempre do tamanho do bebé, peça essa informação nas ecografias), comprámos exatamente o mesmo número de interiores – bodys e calças- mas o bebé S. mal usou as calças interiores, 5 pares de meias de algodão, 2 gorros também de algodão, 3 toalhas de banho e algumas fraldas de pano.
- Higiene: Para a higiene do seu bebé vai precisar de compressas esterilizadas, soro fisiológico (as unidoses são o mais prático), álcool a 70º (para a higiene do cordão umbilical nos primeiros dias até o mesmo cair), escova para o cabelo, termómetros (normal, auricular ou infravermelhos e para o banho), os vários produtos para o banho, como gel de banho/cabelo e para hidratação do corpo, como creme hidrante  (escolham todos os artigos da mesma marca, porque se o bebé fizer alergia sabe o que colocou, se tiver várias marcas não vai fazer ideia a qual o bebé fez alergia), tesoura de pontas redondas, aspirador nasal. Existem, à venda, vários kits de higiene que têm muitos dos artigos aqui falados e na nossa opinião é a melhor opção. Quanto à quantidade de fraldas e toalhitas, tenham cuidado a fazer stocks não o façam em exagero porque o bebé pode ser alérgico à marca que escolheram. Por aqui, utilizamos Dodot Sensitive e recomendamos.  Comprámos também uma caixa de bebegel (não fosse o diabo tece-las).
- Alimentação: Por aqui compramos 2 biberões (no início não foram necessários porque amamentei mas foram utilizados depois), 1 escovilhão para a limpeza dos mesmos, várias chupetas (atenção às diferentes marcas e à habituação a uma única).

Depois temos as coisas básicas para recebermos o nosso bebé, como o berço ou cama de grades (comprem o que acharem mais confortável, nós compramos uma cama de grades e optamos pelo o co-slepping), lençóis, mantas e protetor de grades para a cama, o carrinho (seja ele trio ao duo, se bem que não minha humilde opinião o duo é mais que suficiente), a banheira (podem optar por individual ou num muda-fraldas) e o muda-fraldas ou trocador (eu tive muda-fraldas mas acho que na próxima gravidez irei optar por apenas ter um móvel com trocador) e uma espreguiçadeira.
A descontraída fala-nos também sobre as coisas que comprou e acha agora que foram desnecessárias:
“- Casacos de malha:  são muitos giros, mas aqueles pelinhos todos perto da boca do bebé… acabei por comprar casacos básicos de algodão! O capuz parecia-me algo parvo para um recém-nascido, mas dá muito jeito para estar aconchegado enquanto deitado ou na espreguiçadeira.
- Forro polar para o ovo: nunca comprar polar… ele já é bastante quente para ainda metermos lá algo polar.
Depois há aquelas coisas que algumas não usamos, mas outras sim, como óleo de amêndoas doces e discos desmaquilhantes. No meu caso foram bastante úteis quando ele fazia cocózito durante a noite sem eu dar conta, e quando o ia mudar já estava seco... e assim saía tudo sem ter de fazer pressão! Também usei o óleo para a crosta láctea! “

As coisas que não comprei porque não achei necessário:
                - Esterilizador de biberões ( uma panela com água serve perfeitamente ou a bimby/outro robot de cozinha, servem).
                - Aquecedor de biberões (acho um desperdício de dinheiro, ou fervemos a água ou aquecemos no microondas).

E por aí mamãs, o que acrescentariam?

A Medricas & A Descontraída



Comentários