Dúvidas

No caso da maternidade, as dúvidas surgem ainda antes de engravidarmos.

Primeiro surge a dúvida de “escolher” a hora certa para engravidar. Será que é cedo demais? Será que tenho as condições necessárias que me permitam ter e cuidar dos meus filhos? Será que não estou a esperar demasiado tempo pelo momento certo, pela estabilidade que tarda em chegar?

Depois surge a dúvida de “E agora? Será que demoro muito tempo a engravidar?”. Mas porquê que está a demorar tanto tempo? Será que tenho algum problema? Será que ele tem algum problema? Será que nunca vamos conseguir engravidar?

Já grávida surge uma nova dúvida ou uma série delas. Será que vai tudo correr bem? Será que vou ter um menino ou uma menina? Será que vai ter algum problema? Depois tentamos sossegar o nosso coração em relação a todos os problemas que possa chegar e surgem novas dúvidas. Vou começar a tratar do enxoval, será que vou conseguir escolher tudo do mais bonito que existe? Será que me vou esquecer de alguma coisa? Então e a decoração do quarto? Será que vou optar por tons pastel ou pelos famosos azul ou rosa? Será que vale a pena comprar todos os produtos de puericultura que me apresentam? Não será desnecessário? E depois se não comprar e vir a precisar?

Já a meio da gravidez surgem outras dúvidas, a barriga vai crescer e rapidamente começam a surgir uns quilos a mais. Será que voltarei a ter o mesmo corpo depois dele nascer? Será que vou conseguir perder a carrada de quilos que estou a engordar? Então e estas marcas que estão a aparecer (estrias) será que vou conseguir que desapareçam? E depois dele nascer, como vai ser a minha vida sexual? Será que vai tudo voltar ao normal?

Com o aproximar da data do parto, surgem as dúvidas relacionadas com os cuidados com o bebé. Será que serei capaz de cuidar de um bebé tão pequenino? E a amamentação, será que vai correr bem? Será que ele vai conseguir mamar bem? E as primeiras fraldas, será que vou ser capaz de colocar uma fralda como deve de ser? E o banho, será que vou conseguir dar-lhe banho sem que me escorregue? E quando começarem as cólicas, serei capaz de o ajudar a aliviar as cólicas? Como vou reagir quando deixar de dormir bem, quando acordar de hora a hora para mamar?

Depois no dia do parto surge outra dúvida. Será que vai tudo correr bem?

Já depois do bebé nascer surgem novas dúvidas. Será que o meu leite vai ser suficiente? Será que o bebé vai crescer saudável só com o meu leite? Quando será que ele se vai sentar? E gatinhar? E quando é que vai andar? E qual será a sua primeira palavra? Será mamã? Será papá?  

AAAAAaaaaggggggggggrrrrrrrrrrrrr... 😡😡😡😡😡

Todas estas dúvidas surgem na nossa cabeça durante o processo da maternidade. Mas quase todas elas se dissipam na segunda gravidez.
Ora vejamos...

Não escolhi a hora certa para voltar a engravidar, aliás nem escolhi hora nenhuma 😜 Aconteceu porque tinha de acontecer. Não passei pela expectativa do tempo, até porque não planeei coisa nenhuma, logo engravidei quando tinha de engravidar e como se costuma dizer “Quem anda a chuva molha-se” ou “Quem brinca com o fogo queima-se” 😜

Não tive qualquer tipo de expectativa quanto ao sexo da criança, tenho um rapaz e não me fazia qualquer tipo de confusão vir outro, da mesma forma que também ficaria feliz se viesse uma menina. Quanto ao facto de correr tudo bem ou menos bem, isso é deveras uma incógnita. Vamos aproveitando a gravidez à medida que ela avança. Em relação a eventuais problemas que o bebé pudesse ter, aí sim é impossível não sofrer por antecipação até saírem os resultados do rasteio bioquímico para nos sossegarem o coração. Seria hipócrita se vos dissesse que não tremi que nem varas verdes no dia que fui saber o resultado.

Não tive dúvidas quando ao enxoval, porque a bebé A. vai utilizar muitas coisas do irmão. Quanto à decoração também não tive grandes stresses até porque vão ficaram os 2 no mesmo quarto e a decoração já estava escolhida 😜 Também não tive dúvidas sobre todos aqueles produtos de puericultura desnecessários e caríssimos.

Quanto às dúvidas relacionadas com o meu corpo, é claro que as tenho. Neste momento com 30s+4dias já ou apenas engordei 3kg. Sei que comecei esta gravidez um “pouco” (estou a ser simpática comigo mesma 😜) mais gordinha do que na gravidez do bebé S. mas hei-de recuperar tudo, ou pelo menos fazer por isso. Em relação às estrias, elas estão cá e apesar de me besuntar com Barral de Amêndoas doces, elas teimam em não desaparecer. Se fico triste que elas fiquem cá a morar permanentemente, não. Quanto ao regresso à minha vida sexual, se correr da mesma forma que da primeira gravidez não me posso queixar 😜

A menos de 2 meses de voltar a ser mãe, é claro que tenho dúvidas de como vai correr tudo. Se o parto correr tão bem com o do bebé S., a bebé A. estará cá fora em menos de 7h. Quanto aos cuidados com o recém nascido, o meu filho está cá lindo e saudável, preciso de dizer mais alguma coisa?

Desta vez vou criar expectativas quanto ao pós-parto, mais concretamente quanto à amamentação. A última vez não correu muito bem mas desta vez estando um pouco mais informada, vou fazer para que corra tudo de forma diferente. O meu leite vai ser suficiente nem que tenha de amamentar de hora a hora ou menos. Não vou desistir tão depressa como desisti do bebé S.. Vou tentar amamentar o maior tempo possível e vou ser capaz.
As restantes dúvidas ou expectativas ficaram para quando ela começar a crescer e depois logo se vê.


Inês Leite Rocha



Comentários