#18 Diana Barreto, 007 Licença para bolçar




Hoje conversamos com Diana Barreto. Uma mulher de 34 anos, com 1 filha – a Madalena que tem 2 aninhos, é médica veterinária, uma das autoras do blogue 007 Licença para bolçar e uma mãe super querida e babada.

Funtastic Mom: A Diana Barreto é ...
Diana Barreto: credo... Começar logo a falar comigo na 3a pessoa faz-me parecer o Jardel. 
Eu sou uma mulher como tantas outras, a tentar balancear a maternidade com o trabalho e a vida familiar, sempre com a sensação que estou a deixar tudo meio feito.

Funtastic Mom: Ser mãe é …
DB: Amor. Muito amor. Um amor que não se explica nem é passível de ser descrito em palavras. 
É também uma experiência que nos muda. Conhecemos coisas fantásticas sobre nós que desconhecíamos mas também o nosso pior, que andava por ali escondido e decide aparecer quando chegamos ao limite das forças.

Funtastic Mom: Quando descobri que estava grávida senti …
DB: Não acreditei. Toda a história do início da gravidez foi demasiado precoce e repentina por isso não pareceu real, isto até ao momento em que fiz a primeira ecografia e tudo mudou. 

Funtastic Mom: Aquilo que mais gostei da gravidez foi…
DB: Tudo. Adorei adorei adorei estar grávida. Tirando algumas dores e má disposição na recta final da gravidez fui extraordinariamente feliz enquanto estive grávida. Dá para repetir?

Funtastic Mom: E o que menos gostei…
DB: A invasão de privacidade. Não falo das consultas, mas nas dezenas de mãos de desconhecidos que me tentavam tocar na barriga, ainda estou para perceber porquê. 

Funtastic Mom: Os meus maiores/medos enquanto mãe são … E enquanto mulher são...
DB: Posso dizer tudo? A maternidade trouxe-me coisas maravilhosas mas também bastantes medos. A simples possibilidade de acontecer alguma coisa à minha filha deixa-me doente. O medo de falhar enquanto Mãe também está bastante presente. 

Funtastic Mom: Aquilo que sinto mais falta da vida antes de ser mãe é...
DB: Dormir. Acho que se puser o sono em dia devo acordar em 2035.

Funtastic Mom: A melhor coisa que ganhei com a maternidade foi...
DB: É demasiado óbvio dizer a minha filha não é? Tendo de dar outra resposta acho que tenho de dizer que foi conhecer o amor incondicional. Aquele amor tão forte que me faz ficar de lágrimas nos olhos quando a vejo feliz, que me faz ganhar um dia com um abraço ou um beijinho ou sentir-me a pessoa mais feliz do mundo quando a ouço dizer "gosto muito de ti mamã". É realmente muito amor.

Funtastic Mom: E a coisa menos boa foi...
DB: Olheiras. Sem sombra de dúvida. 

Funtastic Mom: A Diana é das autoras do blogue 007 Licença para bolçar. Aquilo que nos motivou para criar o blogue foi...
DB: Essencialmente a partilha de experiências. Se alguém me dissesse há 3 anos que teria um blog de maternidade eu rebolava no chão a rir. Achava o mundo dos fóruns de Mães um absurdo mas agora compreendo. Falarmos ou ouvirmos falar alguém que está a passar pelo mesmo que nós num momento mais complicado é o suficiente para nos dar alguma tranquilidade. 

Funtastic Mom: O maior conselho que daria às recentes e as futuras mamãs deste país é...
DB: Confiem no vosso instinto. Vão ouvir muita coisa, muita opinião, muita informação, mas no final do dia vocês são as Mães e ninguém melhor que uma Mãe consegue descortinar o próprio filho. No princípio pode parecer que não conseguem, podem-me sentir assoberbadas, mas vai tudo correr bem.

Funtastic Mom: Já pensei “Porque o filho é meu, porra!” quando …
DB: aiiiiii tantas vezes. Quando lhe tentam tocar e eu não quero (que raio de mania é esta de mexericar nos filhos dos outros?!), quando surgem opiniões sobre assuntos para os quais não a pedi...

Funtastic Mom: A minha filha é … (termina a frase)
DB: tudo. É o meu pequeno grande amor, que num momento me leva à loucura e no momento seguinte me rouba o coração. 

Obrigada Diana pela partilha e disponibilidade 😉




Comentários