Amamentação - Parte I

Durante toda esta segunda gravidez, o tema da amamentação foi surgindo na minha cabeça como um pontinho luminoso.
Como vos contei logo no início do blog (aqui), a amamentação do Simão não correu da melhor maneira e desta vez gostava que tudo fosse completamente diferente.
Após alguma insistência de uma amiga muito especial (tu sabes quem és 😜), resolvi começar a pesquisar sobre o tema e tive a completa noção que fui tão burrinha da primeira vez. 
A minha ignorância fez com que o Simão apenas tivesse mamado Leite Materno (LM) durante os seus 4 primeiros meses de vida e todos eles suplementados com Leite Artificial (LA).
Desde de pesquisa na Internet, leituras sobre o tema noutros blogs de maternidades e até grupos no facebook, encontrei uma pessoa que acredito que me irá ajudar muito neste novo processo de amamentação. O seu nome é Filipa dos Santos. É fundadora da rede Amamenta, é conselheira em aleitamento materno (CAM), assessora de lactação, doula de parto e pós-parto e consultora de babywearing.

                                

Existem várias questões que atormentam a cabeça das mamãs e/ou futuras mamãs e algumas delas relacionadas com a amamentação. 
De acordo com a minha experiência e o que me fez desistir da amamentação do Simão foi sem sombra de dúvidas a subida do peso e a produção de leite. Na primeira consulta o Simão tinha subido muito pouco de peso (cerca de 20grs do dia) e mamava sempre das 2 maminhas ficava a chorar no final de cada mamada (o que sempre associei a fome e que não estaria produzir leite suficiente).

Por isso pedi ajudar à Filipa para nos falar das principais questões muitas vezes colocadas pelas mamãs.
Filipa, obrigada por aceitares falar sobre este assunto comigo.

Filipa muitas são as mamãs que têm dúvidas sobre este tema, quais são as questões mais frequentes de quem pede ajuda a Amamenta?

A maioria são mães com bebés pequenos, normalmente até aos 2 meses, e que têm dúvidas sobre estarem a produzir leite suficiente, sobre o bebé mamar o suficiente, sobre a dor durante a amamentação - nos mamilos ou mastites e/ou ductos bloqueados frequentemente, sobre o aumento de peso do bebé ser insuficiente... Algumas que tiveram de introduzir suplemento mas gostavam de amamentar exclusivamente.

E como é que a rede Amamenta pode e consegue ajudar essas mães?


A Rede Amamenta está presente em 8 distritos de Portugal e em mais 2 países com muitos emigrantes portugueses (França e Suíça) e, por isso, já conseguimos cobrir uma grande área para apoio presencial - a maioria desse apoio é ao domicílio para que as mães e bebés não tenham de sair do seu conforto. Onde não existe a opção presencial, temos feito muitos acompanhamentos online também - com excelentes resultados.
Como temos diferentes profissionais na Rede ou parceiros - de outras áreas complementares - sempre que é necessário, encaminhamos mães e/ou bebés para esses profissionais também. Por exemplo: sono infantil, psicologia clínica, nutrição, etc.
Nós olhamos para cada mãe-bebé e restante família de forma totalmente individualizada e personalizada, e é por isso que conseguimos apoiá-los e entrar em sintonia com eles e com  aquilo que realmente pretendem. Não existem fórmulas mágicas iguais para todos.

Existem vários mitos associados à amamentação. Podes falar-nos um pouco sobre eles.

Sim, existe muito desconhecimento e ideias - até engraçadas, os tais mitos - sobre a amamentação. Ficamos a descobrir mais uns quantos quando acompanhamos mães em zonas menos urbanas. Uma vez, uma mãe contou-me que se diz que uma mulher a amamentar não pode passar sobre o Rio Tâmega sem pensar 3 vezes no nome do bebé, senão fica sem leite.
Mas os mitos mais conhecidos têm a ver com não poder beber e/ou comer quando o bebé mama porque acontece qualquer coisa estranha - o leite transformar-se em água ou o bebé apanhar uma doença qualquer. Que a amamentar não se pode dar restos de comida aos animais para não ficar sem leite. E por aí em diante... A verdadeira sabedoria popular.


Depois existem alguns mitos que são ideias enraizadas - até nos profissionais de saúde - e que passam mais facilmente por verdades. Por exemplo que se deve dar de mamar apenas durante X minutos ou apenas a cada X horas para não ter feridas ou porque o bebé tem de fazer a digestão… Que a mama tem de ganhar "calo", e por isso é normal doer no início da amamentação... Que quando o bebé começa a mamar, o leite do início serve para saciar a sede e só no fim é que recebe o leite que o alimenta e faz engordar... Há, até, quem descreva a mamada assim: "Primeiro vem a sopa, depois o prato principal e depois a sobremesa." Que o leite é fraco ou de alguma forma "não sustenta" o bebé ou "já não o sustenta". Que a partir de X idade já não tem fatores imunológicos....
A lista deste tipo de mitos é bem extensa e os piores mitos são, na minha opinião, aqueles que vêm de um profissional de saúde porque passam facilmente por verdade.

(Continua no próximo post)

Comentários