O Parto - Parte I

Segunda-Feira... 18 de Setembro... 39 semanas + 4 dias... 

Era dia de consulta, CTG e Toque... A ansiedade começava a tomar conta de mim. Não queria nada que passasse desta semana mas não dependia só de mim. Dependia e muito do que a pequena Princesa desejasse.

Acordamos bem dispostos e antes das 9h já estava à porta da clínica da Drª. M à espera que abrisse para saber em que pé estávamos. Saber se já tinha evoluído alguma coisa porque na semana anterior tentamos descansar o máximo para que a Princesa não nascesse na semana de greve dos enfermeiros.

Perto das 9h, chegou a assistente A. e fomos encaminhados para a sala do CTG. Uma sala minúscula mas onde tivemos de caber todos :P (também éramos só 4, eu e a bebé A., o papá e a avó babada que fez questão de nos vir ajudar nesta nova fase que se avizinhava... obrigada mamy 😍)

O CTG estava parecido com a semana anterior, com algumas contracções mas nada de muito organizado, 3 dedos de dilatação e indicações para ir caminhar 40 minutos porque estava tudo no bom caminho para que a Princesa A. nascesse. Sai da clínica com destino a uma grande superfície comercial para encher o frigorífico e a despensa e cumprir a "ordem" da Drª M nos deu.. Sentia-me 5*, tinha contracções mas muito espaçadas e nada que não me permitisse andar ali na boa às compras.

De tarde voltei a caminhar, desta vez fomos passear até ao Alegro. Posso dizer-vos que aí a coisa mudou de figura... Já tinha contracções mais regulares, com alguma dor e sentia-me uma pata choca...com um ovo no meio das pernas 😂😂😂... Sabia que a hora estava a aproximar-se...

Ás 16h e já em casa, deitada no sofá, decidi começar a controlar o tempo entre cada contracção. Já tinha contracções de 10 em 10 minutos... e pelo meio destas já tinha algumas de 5 minutos... Decidi aguardar algum tempo antes de ir para o hospital (estava com medo de lá chegar com pouca dilatação e mandarem-me para casa ou então enviarem-me para outra unidade hospitalar). Perto das 17h decidi que estava na hora de questionar a Drª M. se deveria ir para o hospital ou não... Mas depois da insistência da mamy e do papá das crianças lá fomos em direcção ao HSFX.

Cheguei, fiz em inscrição e aguardei numa sala de espera apinhada de gente. Estava cheia de dores e não havia meio de me chamarem. As contracções estavam a ficar mais intensas e cada vez mais regulares. O marido foi à recepção perguntar qual seria a estimativa de tempo de espera (na quinta-feira passada tínhamos lá estado 1h45min na sala de espera para fazermos 1 CTG) e a srª disse que aquilo estava muito complicado e que se visse que não aguentava que entrasse e que falasse com uma enfermeira para ser observada. Aguardei mais 10/15 minutos e decidi entrar.

(Continua no próximo post)

Inês Leite Rocha


Comentários