#3 Catarina Teles


Desde que entrevistei a Mãe ao Cubo e que falamos um pouco sobre o babywearing que fiquei com o bichinho e depois de uma amiga me ter "emprestado" um wrap, decidi investigar mais sobre o assunto.

Desde de pesquisa na Internet, leituras sobre o tema noutros blogs de maternidades e até grupos no facebook, encontrei várias pessoas que acredito que me irão ajudar neste tema.


Funtastic Mom: Quem é a Catarina Teles?
Catarina Teles (CT): A Catarina Teles é uma pessoa que sempre quis ser mãe, sempre achou que era algo que lhe faltava na vida. Após tirar o curso de Engenharia Química e ter-se mudado para a Áustria para trabalhar na área do Petróleo, decidiu então tentar realizar esse sonho e como foi extremamente difícil (nunca pensei ter problemas de fertilidade aos 27 anos), viu o desejo a aumentar ainda mais. Após um aborto retido (após tratamento) e nova gravidez além do grande sonho de ser mãe sabia que tinha de acarinhar ainda mais e aproveitar ainda mais o bebé que viria e como tal adquiriu outro desejo, o de carregar sempre o seu filho. Daí nasceu o inicio desta carregadeira.

Funtastic Mom: Como é que o babywearing chegou à tua vida?
CT: Como te disse o facto de ter passado por tratamos de fertilidade e por um aborto retido fez com que quisesse estar ainda mais próxima da criança que estava a gerar e como tal antes de ter o meu filho deram-me como prenda algo que tinha pedido, um pano não elástico. E foi às duas semanas de vida do meu filho que começámos esta jornada do babywearing.

Funtastic Mom: Podes falar-nos um pouco sobre o que é o babywearing.
CT: O babywearing é uma prática muito antiga de carregar os bebés através de um "aparelho" atualmente denominado por porta bebés. É algo que ainda é bastante visível em certas culturas africanas e asiáticas. Por cá pela Europa começamos já a ver um pouco mais desta prática e o querer saber mais acerca do que é, dos diferentes porta bebés que existem, materiais, certificações, etc. Existem imensos estudos apontados para os benefícios do babywearing.
Funtastic Mom: Quais os artigos recomendados para a "prática" do babywearing? (RS, mochilas, etc...)
CT: Existem vários e depende sempre da idade e maturidade do bebé. Por exemplo para um recém nascido é melhor o uso de pano não elástico, pano elástico ou sling de argolas. Para um bebé com já um certo nível de maturidade (ter bom controlo da cabeça, sentar-se) existem os mei tai e as mochilas ergonómicas.
Contudo não significa que não existam porta-bebés para recém nascidos, para além dos mencionados inicialmente, simplesmente estes últimos terão de ser evolutivo, ou seja, que se adaptem face ao rápido crescimento do bebé.
Funtastic Mom: Que cuidados devemos ter na prática do babywearing?
CT: Devemos sempre tentar respeitar ao máximo a postura natural do bebé, tanto a nível das ancas como a nível da coluna (daí a haver neste momento grandes discussões em torno da ergonomia). Depois existem regras de segurança dos quais deveremos estar sempre atentos como as vias respiratórias desobstruídas, poder aceder facilmente ao bebé, ter algum cuidado com o tipo de roupa que vestimos o nosso bebé - por norma damos sempre a regra de que o porta-bebés é uma camada extra de roupa mas claro que devemos sempre verificar o estado do nosso bebé pois existem uns que são mais friorentos do que outros.

Funtastic Mom: Quais são, para os bebés, os benefícios associados ao babywearing? E para as mães?
CT: Quando os nossos bebés nascem eles não fazem ideia de onde estão, muitos nem se apercebem que já estão fora da barriga da mãe pois teórica e antropologicamente deveriam ainda estar dentro desta (4o trimestre - exterogestação). São mamíferos imaturos que apesar de terem bons reflexos não conseguem sobreviver sem um responsável e para tal necessitam de ter a sensação de segurança, de calor, de carinho, daquilo que estão, e estiveram, habituados que é a mãe e/ou o pai. Isto é o que o babywearing vai fornecer pois assim o bebé está junto da mãe (ou do pai) e pelo cheiro, pelo calor terá então essa sensação de segurança e estarão, naturalmente, mais calmos. Existem estudos que comprovam que os bebés que são carregados têm uma maior auto confiança, não choram tanto e acabam-se por tornar mais independentes. Para as mães e os pais é saber que é uma oportunidade de fortalecer a ligação que têm com o pequeno ser que acabaram de criar, é saber que a criança está em segurança e calma.

Funtastic Mom: O babywearing é ao associado muitas vezes às mães mas tem existem pais que o fazem. Qual é a sua opinião sobre o assunto?
CT: Adoro. Acho espetacular cada vez mais pais também quererem carregar os seus filhotes, de poder vê-los também criar esse elo de ligação visto que passaram 9 meses a simplesmente ver o corpo da parceira a alterar-se. Pessoalmente acho sexy!


CT: Existem cada vez mais lojas físicas e online em Portugal pelo que aconselharia sempre adicionarem-se ao grupo Babywearing Portugal onde encontrarão uma lista de lojas existentes em Portugal. Devemos ter em conta a idade do bebé, problemas que tenhamos enquanto carregadores, se é ou não ergonómico (atenção que aqui há muitas marca que dizem ser mas não o são na totalidade por isso perguntem sempre antes de comprar), e claro ter em atenção aos materiais usados pois existem alguns porta-bebés feitos artesanalmente cujos materiais não são de todo próprios para praticar babywearing. Não é simplesmente ir à retrosaria e comprar tecido por exemplo. E também não comprar por websites como aliexpress onde são produtos contrafeitos.

Funtastic Mom: Se quiseremos contactá-te para um consulta, como e onde o devemos fazer?
CT:Infelizmente eu como não vivo em Portugal diria que sou uma boa aposta para as mamãs que estão emigradas e queiram fazer via skype. Podem sempre contactar-me pela minha página de facebook. Para outras consultoras como temos cada vez mais espalhadas por Portugal inteiro sugiro de novo que adiram ao grupo Babywearing Portugal pois temos lá a lista de consultoras e um mapa.
https://www.facebook.com/C.TelesBabywearing/


Comentários