#24 - Susana Fonseca, a "Mãe como Tu"



Hoje conversamos com Susana Fonseca. Uma mulher de 33 anos, com 1 filha – a pequena Bianca de 3 anos, é a mulher dos 7 ofícios, é a autora do blog “Mãe como tu” e uma mãe super babada e querida.



Funtastic Mom: Quem é Susana Fonseca?
Susana Fonseca (SF): Costumo dizer que sou uma pessoa como qualquer outra, com sonhos, desejos, medos, fragilidades… Tenho 33 anos, sou mãe da Bianca, portadora de Endometriose, fundadora e presidente da MulherEndo, autora do Mãe Como Tu  e tenho o que se pode chamar de uma mente inquieta.

Funtastic Mom: O que é para si ser mãe?
SF: Para mim ser mãe é uma dádiva. Enquanto portadora de Endometriose, doença que é a maior causa de infertilidade feminina, foram muitas as vezes em que pensei que a maternidade biológica nunca seria real. Hoje sou o que se pode chamar de multitask e tenho muitas funções, mas a maternidade é a minha prioridade. Tudo o resto é gerido de forma a ter tempo de qualidade com a minha filha.

Funtastic Mom: Quais são os seus maiores receios/medos como mãe? E como mulher?
SF: Como mãe tenho sempre medo de falhar. De fazer escolhas que não sejam as mais acertadas. De tomar decisões que não sejam as mais justas. Tenho sempre medo de não conseguir ter o equilíbrio necessário para não dar de mais, nem de menos! De não conseguir educar um ser humano justo, amável, empático, amigo, solidário.
Enquanto mulher tenho receio de não conseguir deixar um legado digno no que à Endometriose diz respeito. Hoje dou a cara e a voz por milhares de mulheres portadoras desta doença e são muitas as vezes em que penso que não estou à altura de tamanha missão!

Funtastic Mom: Susana, a gravidez da Bianca foi planeada? O que sentiu quando descobriu que estava grávida?
SF: Acho que a gravidez da Bianca foi a coisa mais planeada e cronometrada que fiz até hoje :)
Um misto de emoção e medo. Fiquei feliz, imensamente feliz, mas ao mesmo tempo não conseguia acreditar que fosse verdade e tinha medo… muito medo de não conseguir levar a gravidez até ao fim! 

Funtastic Mom: Como foi estar grávida? Pode conta-nos o que mais gostou e o que menos gostou e como correu tudo.
SF: Foi maravilhoso e aterrador ao mesmo tempo. Cada ecografia era uma emoção e uma felicidade gigante. Cada pontapé era uma lágrima que saia. Mas ao mesmo tempo consegui a proeza de estar 5 meses a vomitar, mais do que uma vez ao dia o que me deixava extremamente cansada e desgastada, e às 20 semanas fiquei de baixa por complicações e acabei por ficar confinada à cama e ao sofá. Este último período foi complicado. Acabei por me sentir muito dependente de todos à minha volta e o medo começou a fazer parte do meu dia-a-dia. Por outro lado tive imenso tempo para ler, para pesquisar, para me informar, para planear e para criar um blogue :)

Funtastic Mom: Do que sente mais falta da sua vida antes de ser mãe?
SF: Nada. Absolutamente nada! A verdade é que consegui criar um equilíbrio e consigo à mesma fazer as coisas que gosto e desejo que fazia antes de ser mãe. Uma coisa que valorizo muito é o tempo comigo mesma e o silêncio mas até isso eu consigo ter. Acho que é mesmo uma questão de gestão!

Funtastic Mom: Que tipo de mãe é a Susana?
SF: Sou uma Mãe Como Tu! A verdade é que detesto rótulos e de ver as mães catalogadas por “tipos”. Somos Mães. Todas queremos o melhor para os nossos filhos e é isso que nos torna iguais na nossa individualidade.

Funtastic Mom: Se pudesse deixar um conselho para quem foi mãe há pouco tempo, qual seria?
SF: Não tenham medo de dizer o que pensam e o que sentem. Não tenham medo de fazer escolhas diferentes. Não tenham medo de pedir ajuda, quando for preciso. Não tenham medo de chorar e de dizer que têm medo. Não tenham medo! Eles crescem demasiado depressa para os vivermos com medo!

Funtastic Mom: A Susna é a autora do Blog “Mãe Como Tu”. Como surgir o blog e qual foi o seu propósito?
SF: O blog surgiu ainda durante a gravidez, enquanto estava de baixa e tinha imenso tempo livre. Comecei a ler bastante, a informar-me sobre muitos aspectos da maternidade e achei que seria interessante partilhar as minhas descobertas e também as minhas vivências!

Funtastic Mom: Que situação ou situações já a levou a pensar “Porque o filho é meu, porra!”?
SF: Até aos dois anos da Bianca fui bastante rígida na alimentação dela. Na nossa casa não entraram papas industrializadas, nunca entrou um boião de comida, não havia sequer a típica bolacha Maria. E fui muitas vezes questionada sobre as minhas decisões e escolhas e houve vezes em que efectivamente a resposta foi esta, porque em determinados momentos uma pessoa deixa de ter paciência para explicar que o paladar é algo que se educa, que o leite de vaca não é assim tão essencial como se apregoou durante uma vida, que o açúcar é um veneno e é viciante e que não, eles não são mais infelizes por terem dois anos e nunca terem comido um chupa!

Funtastic Mom: A minha filha é … (termina a frase)
SF: M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A

Obrigada Susana, pela sua disponibilidade.

Comentários