#6 Laura Orion


Desde que entrevistei a Mãe ao Cubo e que falamos um pouco sobre o babywearing que fiquei com o bichinho e depois de uma amiga me ter "emprestado" um wrap, decidi investigar mais sobre o assunto.
Desde de pesquisa na Internet, leituras sobre o tema noutros blogs de maternidades e até grupos no facebook, descobri então várias pessoas que acredito que me irão ajudar neste tema. 

Funtastic Mom: Quem é a Laura Orion?
Laura Orion (LO): Natural de Madrid, resido em Portugal há 9 anos. Sou mãe de uma menina de 6 anos, amante da vida em contacto com os nossos instintos e a natureza, completamente apaixonada pela maternidade e fiel defensora da parentalidade acompanhada, consciente e com apego. Sou licenciada em Psicologia, Assessora de Lactação e Consultora de Babywearing, atualmente trabalho na Rede Amamenta® como responsável da Amamenta Viseu (www.viseu.amamenta.net), inspirando confiança, informando e apoiando famílias em todo o distrito de Viseu e arredores.

Funtastic Mom: Como é que o babywearing chegou à tua vida? 
LO: O babywearing chegou à minha vida há aproximadamente 10 anos, através da minha irmã. Ela viveu muitos anos em diferentes países africanos e fui visitá-la em diversas ocasiões, ficamos fascinadas pela naturalidade, normalidade e facilidade como levam os bebés sempre pertinho, em contacto com um corpo. Depois procuramos as opções que tínhamos em Espanha, e quando o meu primeiro sobrinho nasceu já tínhamos 3 porta-bebés ergonómicos para experimentar. Pratiquei com os meus sobrinhos e foi a primeira prenda que recebi quando engravidei, carreguei a minha filha até os 3 anos. Sempre tive o apoio da minha irmã e foi isso que me levou a fazer o curso em Consultoria de Babywearing para aprender mais sobre a melhor maneira de ajudar outras mães e famílias na introdução, escolha e prática do babywearing.

Funtastic Mom: Podes falar-nos um pouco sobre o que é o babywearing. 
LO: É uma forma de dar colo e de transportar os bebés recorrendo ao uso de porta-bebés. O babywearing ergonómico, praticado de forma correta, é uma maneira saudável, respeitosa e segura de atender à necessidade básica e primordial de contacto que têm todos os bebés e crianças e é, sem dúvida, um grande aliado na hora de conciliar as necessidades do bebé com as necessidades da mãe e do resto da família.

Funtastic Mom: Quais os artigos recomendados para a "prática" do babywearing? (RS, mochilas, etc...) 
LO: A primeira recomendação sem dúvida é que o porta-bebés seja ergonómico. Um porta-bebés ergonómico é aquele que favorece o desenvolvimento natural do bebé, respeitando a sua fisiologia e respeitando também a postura de quem carrega, é aquele que não deixa as perninhas penduradas e cujo apoio para as costas do bebé (painel) não é rígido e permite um bom ajuste, dá suporte a cabeça, etc.
Existem varias opções, panos, slings de argolas (ring-sling), mochilas ergonómicas, mei-tais… É importante ter em conta o desenvolvimento e idade do bebé, as mochilas e mei-tais que têm o painel fixo não são adequados em bebés que ainda não conseguem sentar-se sozinhos, nestas situações um pano ou sling de argolas seria o ideal ou optar por  mochilas e mei-tais evolutivos, cujos painéis são ajustáveis.

Funtastic Mom: Que cuidados devemos ter na prática do babywearing? 
LO: Antes de tudo a segurança, e isto é muito importante, podemos ter o melhor porta-bebés ergonómico do mundo, mas se não o usarmos de forma correta e segura, não adianta.
Em geral, o bebé deve ficar em posição vertical, com os pezinhos sempre de fora, garantir que as vias respiratórias do bebé ficam livres mantendo o pescoço estendido e o queixo longe do peito, assegurar-se que o porta-bebés é adequado para o tamanho e desenvolvimento do bebé e que permite um bom ajuste. Certificar-se que o bebé não fica nem muito acima nem muito abaixo e que a cabeça nunca ficará no meio do nosso peito. A posição ideal é quando podemos dar um beijo ao bebé com facilidade e não batemos com o nosso queixo nele ao virar a cabeça para um lado e para o outro e por ultimo, verificar que o porta-bebés está em bom estado, tecido, costuras, fivelas, etc. nunca usar um artigo danificado ou com defeito.

Funtastic Mom: Quais são, para os bebés, os benefícios associados ao babywearing? E para as mães? 
LO: O bebé humano é um mamífero que nasce muito imaturo, os bebés precisam de ser mantidos em contacto com os corpos das suas mães após o nascimento. O contacto é uma necessidade vital. É uma questão com um impacto profundo sobre o desenvolvimento físico, emocional e psicológico do bebé. O contacto físico ajuda no desenvolvimento dos sistemas do bebé, mantêm baixos níveis de stress, reduz o choro, ajuda nas cólicas e no refluxo, evita a hiperestimulação e facilita o sono. 
Praticar babywearing é uma maneira eficaz de satisfazer as necessidades do bebé e reproduzir o ambiente que tinham dentro da barriga. Para as mães, o babywearing facilita imenso na amamentação, nas saídas de casa, reforça o vinculo e a confiança nos cuidados e atenções ao bebé e ajuda a gerir o dia a dia.


Funtastic Mom: O babywearing é ao associado muitas vezes às mães mas tem existem pais que o fazem. Qual é a sua opinião sobre o assunto?
LO: Eu acho maravilhoso, há coisas, como a amamentação, que só a mãe pode fazer, mas colo, contacto e atenção podemos dar todos. Conheço pais, avós e avôs, irmãos e irmãs mais velhas, tias, amas e outros cuidadores que praticam babywearing  e parece-me muito bem desde que os pais concordem e sejam bem informados em relação a uso correto e à segurança. Quando estou com os meus sobrinhos, costumo carregar a mais nova quando esta mostra sinais de cansaço para continuar com a brincadeira com os outros e adoro, adoramos todos. É um momento muito especial, vivemos longe, partilho poucos momentos com eles e esta é uma forma de conectar, única, instantânea, sinto a sua temperatura, o seu cheiro, o ritmo da sua respiração…e é tão bom!

Funtastic Mom: Onde podemos comprar artigos de confiança? O que devemos ter em conta na hora da compra? Quais os critérios? 
LO: Alguns porta-bebés requerem mais dedicação e aprendizagem em comparação com outros, em geral os porta-bebés são usados todos os dias e é importante termos em conta o que será mais conveniente. Devemos ter em conta critérios gerais como em que situações vamos usar o porta-bebés, se vai ser por períodos de tempo longos ou curtos, quem vai utilizar e se vai ser usado por uma ou mais pessoas, conforto, estética, qualidade, preço, idade, características, desenvolvimento e saúde do bebé, características do portador ou portadores a nível físico e em termos de saúde e até que idade do bebé queremos praticar babywearing. Como vês a escolha de um porta-bebés depende de diferentes fatores. O ideal é contar com o apoio de uma consultora de babywearing e experimentar diferentes porta-bebés antes de comprar, cada família é única e o acompanhamento individual e personalizado faz toda a diferença na hora de escolher o melhor porta-bebés para nós e usá-lo corretamente.
Nas lojas nacionais LEVA-ME CONTIGO e TRAPOS E MAMÃS, encontramos artigos de confiança e os clientes da Rede Amamenta® podem usufruir de descontos de 10%.

Funtastic Mom: Se quisermos contactar-te para uma consulta, como e onde o devemos fazer? 
LO: Para Viseu e distritos vizinhos podem contactar-me através do site www.viseu.amamenta.net/consultoria-babywearing/. Outras zonas, no site geral www.amamenta.net são encaminhadas à consultora de babywearing mais próxima. As consultas podem ser no domicilio, num espaço ou on-line.

Comentários