Babywearing.. Já ouviste falar?!


Se estás grávida ou se tens um bebé e te estás a perguntar o que é o babywearing, vou te tentar elucidar um pouco..
O babywearing é...


Rosa Gonçalves: " Babywearing é ter o nosso bebé sempre junto a nós, carregar o nosso bebé de forma segura e ergonômica. Respeitando a fisionomia do bebé e do adulto. Além disso, é afeto, é partilha, é segurança... é sermos felizes.".

Anita Santos Chaves: "O Babywearing é podermos dar colo aos nossos filhos e ter as mãos livres para outras tarefas. É poder tê-los sempre junto a nós de forma segura, confortável e ergonómica com o auxílio de um porta bebés.".

Catarina Teles: "O babywearing é uma prática muito antiga de carregar os bebés através de um "aparelho" atualmente denominado por porta bebés.".

Liliana Lima: "O babywearing é um kit mãos livres para as mamãs, com inúmeras vantagens para os bebés e claro para as mães e restante família (que se deparam com uma mãe muito mais calma).".

Sabla D'Oliveira: "O Babywearing é o ato de levar os bebés (e crianças pequenas) ao colo com a ajuda de um pano, mochila ou outro porta-bebés ergonómico, não só como forma de transporte, mas também como forma de ajudar o bebé a adaptar-se ao mundo, a regular a sua temperatura, as suas emoções e estando em maior contacto com as pessoas ao seu redor.".

Laura Orion: "O babywearing ergonómico, praticado de forma correta, é uma maneira saudável, respeitosa e segura de atender à necessidade básica e primordial de contacto que têm todos os bebés e crianças e é, sem dúvida, um grande aliado na hora de conciliar as necessidades do bebé com as necessidades da mãe e do resto da família.".

Susana Silva: "O bbw é a forma "normal" de lidar com um bebé. Um bebé precisa tanto de contacto com os pais como de alimento. Um bebé alimentado sem contacto não se desenvolve da mesma forma que um alimentado com contacto.".

Gosia Krogulec: "É colo “mãos livres”. É manter o bebé perto, em segurança, sem abdicar das suas necessidades e atividades. É seguir o instinto e responder às necessidades do bebé. É simplificar, manter o bebé no seu ambiente natural - o colo - sem precisar de “contentores” como carrinhos, espreguiçadeiras, berços, alcofas... O babywearing é mesmo muita coisa!"

(Todas as definições foram dadas por consultoras de babywearing.)

Está a ler este post e te estás a perguntar "Qual é a diferença entre um marsúpio e estes porta bebés ergonómicos?" e "E para quê que preciso de uma consulta de babywearing?" 
Vamos ver...

A Alícia é um bebé que gosta muito de colo e desde das 2 semanas que a comecei a tentar carregar, mas sempre senti que ou o porta bebés não era o ideal ou que não seria capaz de fazer aquelas amarrações "rococós" e que demorariam séculos. Ao poucos e om um pouco de pesquisa começamos a convencer-nos que o ideal seria uma mochila, muito mais rápida de colocar e mais prática mas estava tão enganada. 
Decidimos dar uma hipótese aos panos não elásticos, experimentamos um sing de argolas e vários panos de diferentes blends (composições) e gostamos. Mas mesmo assim sempre achei que ficava pouco ajustado ou que nunca seria capaz de colocar na Alícia às costas (fazer back carriers).
Esta semana e após uma troca de um viajante com uma consultora resolvi tirar algumas dúvidas. Não só consegui perceber com ajustar o pano como deve de ser como também após uma demonstração de um ruck (um dos porte às costas) consegui colocar a Alícia às minhas costas.. Não ficou a 100% mas agora é treinar, treinar e o mais importante de tudo treinar, para que nas próxima vezes fique melhor.

Agora se achas que o teu bebé gosta muito de colo, que chegas ao fim do dia e não conseguiste fazer 1/3 do que tinha planeado e que olhas para os carregadores ficas confusa com a variedade da oferta e não sabe o que escolher?
Deves sem dúvida procurar ajuda nesta área tão importante. Existem várias consultoras de Norte a Sul do país, ansiosas para te ou vos ajudar nestas nova fase. 

Estás à espera do quê? Pode adesão ao grupo Babywearing Portugal  e procura nos ficheiros do grupo a consultora mais perto de ti.
Não esperem tanto tempo como eu.. Bons colinhos!!!

Inês Leite Rocha



Comentários