#9 - Rita de Freitas




Desde que entrevistei a Mãe ao Cubo e que falamos um pouco sobre o babywearing que fiquei com o bichinho e depois de uma amiga me ter "emprestado" um wrap, decidi investigar mais sobre o assunto.
Desde de pesquisa na Internet, leituras sobre o tema noutros blogs de maternidades e até grupos no facebook, descobri então várias pessoas que acredito que me irão ajudar neste tema.

Funtastic Mom: Quem é a Rita de Freitas?
Rita de Freitas (RF): Elá…. Com tanta pergunta, a mais difícil tinha que vir primeiro.. A Rita sou eu que nem sei muito bem quem sou por ser tanta coisa: mãe, companheira, engenheira, amante de cinema e do babywearing. Uma mulher como outra qualquer que se tem que dividir entre o trabalho, a família e as coisas que gosta e que a fazem sentir-se viva.

Funtastic Mom: Como é que o babywearing chegou à tua vida?
RF: A culpa foi do pai!! Fui mãe tarde, quando já não pensava ser porque nunca tinha sido um objectivo de vida. Antes da minha filha nascer o pai insistiu que comprássemos um pano, que se revelou o meu melhor aliado para fazer tudo dentro e fora de casa. Daí, a querer saber mais e ajudar outras mães (porque carregar os nossos bebés ao colo desde que nascem é o que sempre me fez sentido), foi um saltinho.

Funtastic Mom: Podes falar-nos um pouco sobre o que é o babywearing.
RF: Vou te dizer o que é para mim: é simplesmente começar uma nova vida (porque quando temos um filho mudamos completamente a nossa vida) com a consciência que estamos a fazer o melhor para nós e para os nossos bebés. É carregar o nosso bebé juntinho a nós de forma segura, ergonómica e saudável, tendo a certeza que estamos a contribuir para o seu bem estar e bom desenvolvimento.

Funtastic Mom: Quais os artigos recomendados para a "prática" do babywearing? (RS, mochilas, etc...)
RF: Panos tecido, panos elásticos ou semi-elásticos, slings de argolas, mochilas… todos estes são ergonómicos e isso é o que importa num porta bebé: ergonomia! Atrevo-me a dizer que, até os que não são ergonómico, como os marsúpios, lhes podemos dar a volta para que, quem queira, carregar o seu bebé sempre juntinho a si e, não tem outra solução, o faça com um pouco mais de conforto para si e para o seu bebé!

Funtastic Mom: Que cuidados devemos ter na prática do babywearing?
RF:  Há regras básicas que se podem resumir num ABC do babywearing.
Ar -garantir sempre que o nosso bebé tem as vias aéreas desobstruídas mantendo o queixo afastado do peito para conseguir respirar bem. Sempre à distância de um beijo;
Boa Posição - as várias fases de desenvolvimento dum bebé devem ser respeitadas e usar uma porta-bebé adequado adequado a cada uma dessas fases. Pernas com os joelhos na linha ou ligeiramente acima do rabinho (posição em M), posição sempre na vertical e respeitar a curvatura natural do bebé, são para as mais importantes;
Conforto - é importante que o porta-bebé seja confortável para o bebé e para quem o leva. O que é um ótimo porta-bebé para mim pode não ser para a minha melhor amiga. A regra aqui é experimentar outro quando não nos sentimos confortáveis. E experimentar, se possível, antes de adquirir um.

Funtastic Mom: Quais são, para os bebés, os benefícios associados ao babywearing? E para as mães?
RF: Bebés carregados em porta-bebés são geralmente bebés mais calmos pois os pais conseguem atender às suas necessidades mais rápidamente por as detectaram também mais rápido do que se estivessem num carrinho ou numa alcofa. Estudos confirmam que bebés prematuros recuperam mais rapidamente se estiverem bastante tempo ao colo ou a serem embalados. As mães que sofrem de depressão pós parto beneficiam também se, carregarem os seus bebés pois a sua ansiedade diminui. E depois, como é óbvio, por terem as duas mãos livres as mães conseguem voltar mais rapidamente à sua vida do dia a dia, podendo fazer coisas como tratar de alguma tarefas da casa, tratar de outro filho ou simplesmente sair à rua e espairecer.


Funtastic Mom: O babywearing é ao associado muitas vezes às mães mas tem existem pais que o fazem. Qual é a sua opinião sobre o assunto?
RF: Quantos mais melhor! Pais, avós, tios, primos, irmãos venham eles! Os bebés precisam de quem os leve ao colo!

Funtastic Mom: Onde podemos comprar artigos de confiança? O que devemos ter em conta na hora da compra? Quais os critérios?
RF: Existem as lojas on-line das marcas, que será sempre o sítio mais seguro, no que respeita a artigos originais, pois há muitos artigos contrafeitos à venda na internet. Para não comprar este tipo de artigos contrafeitos, o melhor é pesquisar muito e informar-se bem. No entanto, em Portugal, além de bastantes lojas on-line de confiança, existem já algumas lojas físicas onde podem experimentar. Citando um blog da nossa praça, correndo o risco de falhar alguma (desculpem lá): “Quem!?!? Onde?!?! Organii, Leva-me Contigo, O.V.O, Carregados de Amor, Sling em Viana é Amor, Slingocoisas, Mamã Natureza, 1Bigo, Aconchegados etc!” Amama, LadoM.pt etc. e agora temos mais uma marca portuguesa, a BôSling.
Em caso de ainda haver dúvida, procurar uma consulta com uma consultora certificada que lhe explicará tudo e aconselhará o melhor artigo e sítios onde adquirir.
Ter atenção que os tecidos usados em porta-bebés devem ser certificados, certificação OEKO TEX classe I  #lençoisnãosãopanosdebabywearing e as tintas com que são tingidos não são tóxicas, além de que, as marcas fazem também testes para garantir que os tecidos não rasgam com os pesos aconselhados.

Funtastic Mom: Se quisermos contactá-te para um consulta, como e onde o devemos fazer?
RF: Podem contactar-me através:
E-mail: bbwconsultora.ritafreitas@gmail.com

Comentários